Pernambuco – A votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que acaba com o voto secreto na eleição interna da Assembleia Legislativa do Estado foi novamente retirada de pauta após uma polêmica sessão realizada nesta terça-feira (13). Mas a deputada do PSDB, Terezinha Nunes, fez questão de reafirmar seu voto favorável ao voto aberto em todas as situações. A matéria deve votar à votação na próxima semana.
A parlamentar solicitou aos líderes dos partidos na Assembleia uma nova discussão da matéria para que se chegue a um consenso. A deputada entende que o voto aberto, sem exceção, “dá maior transparência ao Legislativo e atende ao clamor da sociedade“.
O secretário-geral do PSDB, deputado estadual Betinho Gomes, também é favorável a todas as votações abertas porque entende que os poderes públicos devem satisfação à sociedade. “O Parlamento se afirma quando se posiciona cada vez mais com transparência“, argumenta o tucano.
Betinho rejeita o argumento de que o voto fechado para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia é uma forma de preservar os parlamentares de prováveis retaliações do Executivo que tradicionalmente negocia suas preferências para o comando do Legislativo. “Rolo compressor ocorre com voto aberto ou não. Isso é desculpa, não se sustenta como argumento“.
BLITZ FISCALIZADORA – Ainda esta semana a bancada estadual do PSDB de Pernambuco definirá a próxima parada da “blitz fiscalizadora” que o grupo vem realizando desde junho. São visitas em obras que demandaram um volume expressivo de recursos e não foram realizadas a contento ou se encontram paralisadas.
* Acompanhe a deputada Terezinha Nunes no https://www.facebook.com/terezinha.nunes2?fref=ts
No https://twitter.com/terezinhanunes
No http://terezinhanunes.com.br/
* Acompanhe o deputado Betinho Gomes no https://www.facebook.com/betinho45?fref=ts