Volta à pauta da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Câmara, nesta terça-feira (11/04), a discussão da reforma do sistema eleitoral brasileiro. O deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE) relata a PEC – de autoria dos senadores tucanos Aécio Neves (MG) e Ricardo Ferraço (ES) – que trata do tema instituindo a fidelidade partidária, cláusula de desempenho e criação da figura da federação de partidos.
O parecer do parlamentar é pela aprovação da proposta pois, segundo ele, trata-se de “uma das matérias mais adiantadas” na discussão do assunto e a única que possibilita o fim da farra dos partidos políticos. Betinho Gomes entende que a PEC de Aécio e Ferraço propõe a “única reforma política possível” ao permitir uma estabilidade maior do sistema partidário, contribuir com a governança e proporcionar mais nitidez às representações.
Se a proposta for aprovada pela CCJ ainda passará por uma comissão especial para análise do mérito. Betinho Gomes está otimista com a tramitação da matéria. Diz que as conversas com os demais partidos “estão bem maduras” graças às articulações do PSDB no sentido de dar agilidade à análise da matéria.