PSDB – PE

Pernambuco é o 3º Estado do país que mais desempregou em fevereiro

Antônio Xavier, presidente do PSDB Sindical de Pernambuco
Antônio Xavier, presidente do PSDB Sindical de Pernambuco

O mercado formal de trabalho registrou, em fevereiro, um saldo negativo de 104.582 empregos. Foi o pior resultado para o mês desde 1992, quando teve início a série do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência.

O Nordeste aparece em terceiro lugar no ranking das regiões que mais encolheu com o fechamento de 298.301 postos de trabalho. Pernambuco também aparece como o terceiro pior desempenho do mercado de trabalho no período, com a perda de 15.874 vagas com carteira assinada. No Estado, a indústria foi a grande responsável pelos cortes – 8.209 empregos formais – seguida da agropecuária que eliminou 3.305 vagas.

O deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE) só enxerga um caminho para reverter esse cenário: “Só superaremos a crise, animando os investidores, se acontecer um novo governo, visto que o atual perdeu as condições de construir as bases para a retomada na economia nacional”.

Para o presidente do PSDB Sindical de Pernambuco, Antônio Xavier, a queda da atividade econômica do país advém de uma desfavorável conjuntura que é fruto da equivocada política econômica do governo Dilma Rousseff que tem gerado riscos para investimentos internacionais e nacionais.

“A redução do consumo vem afetando toda a cadeia econômica, com a volta da inflação, e desmantelando setores inteiros na indústria, comércio, serviços, agricultura, refletidos nos números de desempregados, na eliminação de postos de trabalho, no fechamento de indústrias, lojas, e cadeias de distribuição, transporte, logística, etc”, registrou Xavier.

O tucano acrescenta aos problemas de ordem econômica, a crise política que o país atravessa, na sua avaliação também resultante da inabilidade do Governo Dilma, que se revela cada vez mais incapaz de produzir uma pauta para o enfrentamento desses problemas que una base aliada e oposição.

“Faz-se urgente uma pauta comum de enfrentamento da crise e de resgate das credibilidades nacional e internacional, da recuperação da atividade econômica, do aumentando dos níveis de emprego, da renda e do consumo. Impeachment, disputas por poder, divergências políticas, Operação Lava Jato, corrupção, tudo isso deve ser tratado em seus foros próprios, mas nunca em prejuízo do que é essencial que é o enfrentamento da crise econômica”, avaliou o presidente do PSDB Sindical-PE.

 

Ver mais