PSDB – PE

“Pernambuco serve de exemplo de aliança que respeita as pessoas”, elege Antonio Imbassahy

Antonio-ImbassahyPernambuco – O novo líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Antonio Imbassahy (foto), ressaltou Pernambuco como um “exemplo” de onde se constrói uma aliança política “respeitando as pessoas”.

O parlamentar se refere à parceria do PSDB com o PSB do governador Eduardo Campos.

Imbassahy defende que o PSDB indique um nome para a vaga ao Senado na chapa à sucessão de Campos, já que o PMDB, através de seu principal líder, o senador Jarbas Vasconcelos, indicará a vice.

Por esse entendimento, o líder tucano na Câmara avalia que a posição do deputado federal e presidente do PSDB de Pernambuco, Sérgio Guerra, “está mais consolidada, tem força”.

Ségio Guerra foi nosso presidente nacional do PSDB por tanto tempo, hoje preside o nosso Instituto Teotônio Vilela (ITV), e já foi senador da República, lembra Imbassahy.

O parlamentar, porém, ressalta que a decisão de composição de chapas, assim como as alianças estaduais, levarão em conta as “circunstâncias locais” e terá como avalista a executiva nacional do partido.

O líder tucano destacou, ainda, o sentimento de mudança da população brasileira que predomina nas consultas realizadas até o momento.

– 66% da população brasileira quer mudança. A variação (de crescimento) da presidente, de outubro a fevereiro, é zero. Ela continua entre 30 e 33 pontos. É muito pouco para uma presidente que tem uma exposição extraordinária. Fez mais de 17 pronunciamentos em rede de rádio e televisão, aliás nisso ela bateu recorde: um governo que gasta cerca de 16 bilhões de reais em propaganda e marketing. É um número de aprovação, portanto, muito baixo e mostra com clareza que a população está saturarada com o PT e quer mudança, avalia Imbassahy.

A seguir, a entrevista concedida à Rádio Folha de Pernambuco:

GOVERNO DILMA E AS ELEIÇÕES

O governo Dilma vai muito mau. Em todo o Brasil. A gente percebe isso nos serviços públicos, na infraestrutura, na falta de consciência do investidor, na economia. A presidente anunciou que teríamos no governo o crescimento da economia. São 4 anos sem crescimento. Ela disse que não teríamos inflação, são 4 anos que temos inflação e taxa de juros elevadas. Essa coisa se reflete numa pesquisa que tenho conhecimento, feita em São Paulo, e que traz um dado muito bom para o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Acredito que o governador Eduardo Campos também deve estar bem situado em São Paulo, o que é muito importante para consolidar cada vez mais o campo das oposições no rumo de uma vitória eleitoral.

CRESCIMENTO DE ÁECIO

Pesquisas em São Paulo dão um crescimento expressivo do senador Aécio Neves. Mas o que é importante é que a presidente Dilma tem um índice muito baixo. A variação (de crescimento) dela de outubro a fevereiro é zero. Ela continua entre 30 e 33 pontos. Numa simulação de segundo turno, ela se mantém nesse patamar. É muito pouco para uma presidente que tem uma exposição extraordinária. Fez mais de 17 pronunciamentos em rede de rádio e televisão, aliás, nisso ela bateu recorde: um governo que gasta cerca de 16 bilhões de reais em propaganda e marketing. É um número de aprovação, portanto, muito baixo e mostra com clareza que a população está saturarada com o PT e quer mudança. 66% pedem mudança.

PSDB É OPOSIÇÃO ‘CLARA’ AO PT

Eduardo e Aécio estão no campo das oposições. Evidentemente que o PSDB está situado nas oposições há mais tempo. Há uma clareza por parte da população que o PSDB é um partido de oposição histórica ao PT.  No caso do governador Eduardo Campos é uma posição mais recente e os ataques que o PT faz contra ele são baixos, de uma política velha, antiga: na medida em que a pessoa é aliada do PT é ‘muito boa’, ‘é competente’. Na hora em que se afasta do PT ‘não presta’. É traidor, incompetente, hipócrita…Essa é uma prática do PT, de intolerância, que a população rejeita e não deseja mais. Mas na medida em que o governador Eduardo Campos acentua o discurso de oposição com mais contudência contra a presidente Dilma é importante. Vai mostrando  que ele está no território das oposições. Nós (do PSDB) vamos prosseguir com nosso debate, com nosso enfrentamento.

VAGA DO SENADO

Nós temos uma aliança com o PSB em vários estados brasileiros e não é de hoje. Estamos agora organizando uma aliança no sentido de fazer uma grande composição (em Pernambuco). Se ela vier a ocorrer, o PSDB coloca claramente uma posição em defesa na chapa de Senado. Até porque o senador Jarbas Vasconcelos já indicou um quadro muito qualificado (para vice) que é o deputado Raul Henry. Então a coisa mais natural seria o PSDB entrar na chapa com uma candidatura ao Senado. E sem dúvida nenhuma os nomes do deputado Sérgio Guerra, que foi nosso presidente nacional por tanto tempo e hoje preside o nosso Instituto Teotônio Vilela, já foi senador da República, e o do deputado Bruno Araújo, que tem prestígio muito grande no Congresso e uma relação muito próxima com o nosso presidente Aécio Neves, são nomes excelentes que colocamos. Não temos preferência. Mas a posição do Sérgio Guerra, que está mais consolidada, tem força. Mas esse é um debate para se ter tanto aí em Pernambuco quando aqui (na nacional do PSDB). A escolha passa muito por circunstâncias políticas. Mas são dois nomes que trariam uma organização arredondada da compsição com o PSB em Pernambuco.

ALIANÇAS E COMPOSIÇÃO 

Na próxima terça (11) vamos reunir a executiva nacional do PSDB para aprovar uma resolução que traz para a executiva a decisão final sobre as alianças. Tudo que está sendo discutido nos estados tem o acompanhamento do presidente nacional Aécio Neves. Porque o projeto prioritário é o de eleger nosso candidato a presidente, um candidato com condições de vitória. O que vai prevalecer é a sucessão presidencial.

SINTONIZADOS

O relacionamento entre Aécio e Eduardo é tão estreito que essa hipótese de ter algum tipo de dificuldade para organizar a chapa a gente nem cogita. Isso vai se resolver sem problemas e na hora certa. Dentro das circunstâncias locais do Estado de Pernambuco isso vai se resolver. Ninguém tem dúvida de que essa é uma boa relação construída ao longo dos anos que vem até das famílias. Pernambuco vai servir de exemplo para todos nós de como se constrói uma aliança respeitando as pessoas.

PSDB-PE no Facebook e no Twitter

Ver mais