Embora ainda nem tenha iniciado sua campanha para senador, o deputado federal José Aníbal já alcança bons índices nas pesquisas de intenção de voto. Em levantamento realizado pelo instituto UP – Unidade de Pesquisa e divulgado na segunda-feira (6/5) pelo Jornal da Tarde (veja tabela abaixo), o presidente nacional do PSDB está empatado com o ex-governador Orestes Quércia (PMDB) e o deputado federal Aloizio Mercadante (PT) como segunda opção dos eleitores para o Senado (neste ano, vale frisar, serão eleitos dois senadores por Estado). Aníbal tem 8,6% das intenções, ficando logo atrás de Quércia (9%) e à frente de Mercadante (8,1%), Cunha Bueno (PPB), com 6,8%, e José Roberto Batochio (PDT), com 2,6%.
O primeiro colocado na pesquisa, que ouviu 1.220 eleitores entre 29 de abril e 3 de maio, é o senador Romeu Tuma (PFL). Candidato à reeleição, ele tem a preferência de 27,1% dos entrevistados, como primeira opção, e de 12,9%, como segunda. No geral, Tuma tem 40% das intenções, sendo seguido por Quércia (27,7%), Mercadante (24,3%) e José Aníbal (13,6%).
“São índices muito bons, considerando-se que ainda não comecei a percorrer o Estado”, festejou o deputado, destacando a qualidade dos senadores tucanos eleitos por São Paulo. “Temos de manter uma tradição construída por Mário Covas, Fernando Henrique Cardoso e José Serra. São Paulo precisa de senadores à altura de sua complexidade e pujança, de representantes com conhecimento e experiência suficientes para garantir ao Estado um peso político equivalente ao seu poderio econômico.”
A candidatura de José Aníbal deve ser oficializada na próxima segunda-feira (13/5), em reunião do Diretório Estadual do PSDB, na Capital paulista. O parlamentar já recebeu importantes manifestações de apoio. Em 11 de março, foi festejado pelos oito vereadores do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo, no Palácio Anchieta. Uma semana depois, reuniu-se, no Palácio 9 de Julho, com a bancada tucana no Legislativo paulista. “José Aníbal é hoje, sem dúvida, o quadro mais preparado para concorrer ao Senado pelo PSDB de São Paulo”, afirmou, durante o encontro, o deputado estadual Walter Feldman, presidente da Assembléia Legislativa.