Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (17) revela que a avaliação do governo Dilma Rousseff segue em tendência de piora.
O percentual dos brasileiros que considera a gestão ótima ou boa caiu de 36% em março para 34% em abril. Já a avaliação negativa da gestão da petista subiu de 27% em março para 30% em abril.
A queda da aprovação da administração federal guarda relação com a piora do cenário econômico segundo analistas. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice oficial de inflação, teve alta de 0,92% em março, a maior taxa mensal em 11 anos.
A presidente Dilma também é bombardeada em função de sua capacidade de gestão após a compra da refinaria de Pasadena (EUA) pela Petrobrás. Na ocasião, Dilma era presidente do conselho de administração da estatal.
O Ibope também consultou os brasileiros sobre o desempenho pessoal de Dilma na Presidência. A avaliação também caiu: sua conduta é aprovada por 47% e desaprovada por 48%. Em março, a taxa de aprovação era de 51%, e a de reprovação, 43%.
O levantamento Ibope foi feito em 140 municípios com 2.002 eleitores. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.