PSDB – PE

Por iniciativa de Antônio Moraes, Alepe debate medidas de segurança e reabertura de agências no Estado

Foto: Rinaldo Marques/Alepe

Por iniciativa do presidente do PSDB de Pernambuco, deputado estadual Antônio Moraes, a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa discutiu nesta quarta-feira (08/03), em audiência pública, medidas de segurança para evitar a onda de assaltos que vem ocorrendo contra caixas eletrônicos e agências bancárias no Estado.

As investidas estão fechando várias unidades, principalmente em cidades do interior, o que tem prejudicado usuários que dependem quase que exclusivamente de algumas agências.

“O pós-assalto é pior do que o assalto. Com o encerramento dos serviços em agências de pequenas cidades, aposentados precisam se deslocar quilômetros para sacar os benefícios, e o comércio local sofre, pois o dinheiro é gasto fora dessas localidades”, relatou o presidente do PSDB, Antônio Moraes.

O secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, lembrou do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon), que obriga os bancos ao pagamento de multa, caso os serviços não sejam retomados até o próxima sexta (10).

“O pequeno comércio do interior, já afetado pela crise, vai quebrar. Espero que as instituições financeiras não fiquem prestando contas às suas sedes, mas ao Estado de Pernambuco, onde estão seus clientes”, declarou o secretário.

Representantes do Banco do Brasil (BB), Bradesco e Caixa Econômica se comprometeram em“tentar superar as dificuldades” para reabrir as agências afetadas. “Das 184 dependências do BB em Pernambuco, 73 (44%) foram alvo de algum ato criminoso, de 2015 para cá. Dessas, 21 estão fechadas e 36 em atendimento parcial”, explicou o gerente- executivo da Diretoria de Segurança Institucional do Banco do Brasil, Luís Fernando Martins.

Segundo o Sindicato dos Bancários de Pernambuco (Sindbancários-PE), foram contabilizadas 346 ações violentas contra instituições financeiras no Estado somente em 2016, alcançando 30% dos municípios.

Ver mais