Belo Horizonte – De acordo com levantamento publicado no Portal Exame.Com – site da revista EXAME na internet – nada menos do que 38 dos noventa municípios brasileiros onde estão localizadas as melhores escolas públicas do país são de Minas Gerais. Ou seja: 42% do total.
“Nessas escolas os alunos da rede pública aprendem o que deveriam”, afirma o texto publicado no Portal com o sugestivo título As 90 cidades brasileiras que já têm a educação do futuro e cuja íntegra pode ser acessada AQUI.
O levantamento – que foi feito com base com base na plataforma de dados educacionais do Movimento Todos Pela Educação – indica, segundo o Portal, que as 90 cidades listadas – 38 das quais mineiras – cumprem hoje um requisito que é esperado dos demais municípios brasileiros apenas em 2022, ano em que se comemora o bicentenário da independência do país: ter ao menos 70% dos alunos no 5º ano do ensino fundamental com o aprendizado esperado em português e matemática.
Atualmente, apenas 37% dos estudantes brasileiros, em média, apresentam aprendizado esperado em português e 33% em matemática.
Destaques de Minas
Para se ter uma ideia do avanço de algumas cidades mineiras nessa área, em Claraval (MG), 98,7% dos alunos do 5º ano do ensino fundamental já aprenderam matemática e 97,30%, português. Em Itaú de Minas, 79% dos alunos já sabem bem português e 89%, matemática.
O bom desempenho das escolas públicas mineiras deve-se, em grande parte, ao chamado Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), que promove a atuação de especialistas nas escolas com o objetivo de melhorar o grau de leitura e de compreensão de textos dos alunos, bem como a proficiência em matemática.
O PIP contribuiu, dentre outros, para que a rede estadual de ensino de Minas Gerais conquistasse nos últimos anos o primeiro lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação (MEC), nos indicadores dos anos iniciais do ensino fundamental.
Informações do Governo do Estado