O deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE) cobrou foco nas discussões sobre a reforma política, atualmente em discussão numa comissão especial da Câmara, na primeira reunião do grupo nesta terça-feira (08/11).
Para o tucano, o sistema político-eleitoral está “adoentado”, o que exige pronta resposta do Congresso Nacional e objetividade nos debates sobre o tema. O parlamentar pernambucano representa o PSDB na Comissão de Reforma Política da Câmara Federal.
A comissão discutiu e aprovou hoje uma série de convites a especialistas sobre o tema e um plano de trabalho do colegiado. Na opinião de Betinho Gomes, que também é vice-líder do PSDB, o rol de audiências e discussões talvez esteja numa amplitude que dificulte sua execução.
“Temos que ter foco, sob pena de darmos aqui com os burros n’água. Não podemos fazer um debate que não se encerra. É preciso dar uma escala de prioridades para os temas contidos no plano de trabalho apresentado pelo relator. Então, precisamos buscar pontos para ajustar minimamente um sistema que precisa urgentemente de socorro”, justificou o tucano.
Betinho Gomes solicitou à comissão que elenque temas que realmente mudem o ordenamento jurídico-eleitoral, de forma a trazer resultados para o conjunto da sociedade. O tucano defende o fim das coligações nas eleições proporcionais por entender que os acordos se constituem em um “mercado eleitoral” que acaba maculando todo o processo, já que muitas alianças políticas objetivam somente a obtenção de tempo na propaganda eleitoral.
O vice-líder do PSDB protocolou nesta terça-feira um requerimento de convite ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia, para uma audiência pública na comissão da reforma política.