PSDB – PE

Prefeito de Jaboatão, Elias Gomes assina Pacto Contra as Mudanças Climáticas, em Bogotá

O município de Jaboatão dos Guararapes agora é signatário do Pacto Contra as Mudanças Climáticas. O documento intitulado “Declaração de Bogotá”, foi assinado pelo prefeito Elias Gomes nesta terça-feira (20), no final da tarde, na capital colombiana, e é o primeiro resultado do Congresso “Cidades e Mudanças Climáticas”, que se estende até esta quarta-feira (21).

A Declaração de Bogotá referenda o Pacto Global Cities sobre Clima, assinado na cidade do México há dois anos. O documento establece a busca de políticas comuns com vistas à redução dos efeitos provocados pelas mudanças climáticas nas grandes cidades e foi avalizado por cerca de 30 prefeitos e representantes de cidades da América Latina.

“Jaboatao tem todos os problemas de uma grande cidade e durante décadas ficou mergulhada no caos e no descaso dos governos. Assim, acumulou um grande passivo humano, social, economico e sobretudo ambiental”, destacou Elias Gomes, único prefeito do Brasil presente no congresso.

O tucano ainda destacou que busca parcerias para enfrentar sérios problemas, entre eles o avanço do mar que atinge o litoral do município, além de outras cidades da Região Metropolitana do Recife, além de questões relativas a mobilidade e crescimento desordenado.

Elias Gomes aproveitou para convidar o prefeito de Bogotá, Gustavo Petro, para conhecer o municipio de Jaboatao dos Guararapes e estabelecer parcerias estratégicas voltadas ao desenvolvimento da cidade. A visita deve acontecer no próximo ano. Jaboatão dos Guararapes tem a segunda maior população do estado (cerca de 700 mil) e a terceira maior economia.

No discurso de abertura, o prefeito de Bogotá, Gustavo Petro, enfatizou que o enfrentamento ao aquecimento global nao deve se dar apenas pela tecnologica, mas pela politica. “A verdadeira sustentabilidade ambiental exige uma decisao politica sobre o planejamento da cidade, mesmo que isso implique em desagradar determinados interesses economicos”, disse o colombiano.

A assinatura do pacto as cidades deve fortalecer as ações de mobilidade urbana e ajustar a política de planejamento urbano. O sistema de transporte, também discutido neste fórum, é considerado uma das principais ferramentas para a redução da emissão de gases de efeito estufa e, portanto, responsável por forte impacto sobre as cidades.

Do Blog do Jamildo/NE10

Ver mais