Em coletiva de imprensa nesta segunda (11), o prefeito Joaquim Neto (PSDB) fez um balanço das ações que vem implementando nas escolas neste início de ano letivo em Gravatá. Várias visitas serão feitas ao longo desta semana pelo prefeito acompanhado da secretária de Educação, Iris Dias.
A prefeitura tem entregue novos fardamentos a estudantes das zonas urbana e rural, mobiliário e utensílios de cozinha para algumas unidades e recuperação da frota escolar com instalação de monitores nos ônibus e estradas revitalizadas pela secretaria de Desenvolvimento Rural. Segundo a secretária Iris Dias, as entregas estão sendo realizadas aos poucos porque a prefeitura optou por fazê-las pessoalmente para um contato direto com os pais dos alunos. “As famílias precisam estar integradas ao ambiente escolar. A educação da criança se faz dentro e fora da escola e a parceria com os pais é fundamental no processo de aprendizagem”.
O cronograma de visitas segue até esta quarta (13) nas escolas Maria Alice da Veiga Pessoa, no bairro Maria Auxiliadora, Maria Francisca da Silva, no sítio Casa Nova e a Escola Rainha do Céu, no sítio Ipecacuanha do distrito de Mandacaru. “Este será o ano de transformação na educação de nossa cidade. Apesar de o país estar em crise, estamos nos esforçando para que nossos alunos tenham acesso a uma educação de qualidade. Não podemos sentar e esperar a mudança acontecer, precisamos trabalhar arduamente e acreditar no potencial de Gravatá”, disse o prefeito Joaquim Neto.
Alguns dados também foram apresentados pela secretaria de Educação em relação ao ano letivo 2019: houve um aumento, por exemplo, do número de alunos surdos e de crianças com diabetes e problemas oftalmológicos. A prefeitura já providenciou a contratação de mais intérpretes de Libras e visitas às escolas de profissionais da secretaria de Saúde para os exames necessários aos demais problemas identificados.
O processo licitatório está sendo concluído para a construção de novas creches, escolas e quadras poliesportivas. Estão sendo destinados para as obras cerca de R$ 20 milhões.
*Fotos: Ricardo Labastier / SECOM Gravatá