A prefeitura de Caruaru adotou medidas para enfrentar as chances de contaminação pelo vírus da febre amarela durante o Carnaval. Uma equipe de 12 profissionais do departamento de Vigilância e Saúde do município estará de plantão para realizar bloqueio de áreas, caso necessário. Uma equipe de plantão está disponível em todos os hospitais da cidade para ser acionada em caso de notificação de casos.
“Esse plantão tem o objetivo de isolar a área em que qualquer paciente, que venha de alguma região infectada, possa transmitir o vírus ao vetor Aedes aegipty e acabar espalhando a doença em Caruaru. É uma precaução da Secretaria de Saúde para não sermos surpreendidos”, destacou Paulo Florêncio, diretor de Vigilância e Saúde.
A prefeitura também mapeará as áreas ao redor dos hospitais, feira da sulanca e rodoviária para facilitar o trabalho dos agentes de controle, caso uma ação seja necessária. Pernambuco ainda não possui notificação de casos suspeitos de febre amarela, mas a gestão da prefeita Raquel Lyra (PSDB-PE) entendeu serem necessárias ações preventivas.