Gestores da área de políticas de promoção à diversidade sexual e direitos humanos se reuniram nesta sexta (19), em Caruaru, para participar da programação “10 Dias de Ativismo LGBT”. Participaram gestores de secretarias municipais, de unidades básicas de saúde e de educação dos municípios do Recife, Belém de Maria, Palmares e Maceió (AL).
O Encontro foi promovido pela Coordenação de Promoção à Diversidade Sexual (LGBT) da Secretaria Desenvolvimento Social e Direitos Humanos em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres, ambas da Prefeitura de Caruaru.
Os “10 Dias de Ativismo LGBT” fazem parte de um projeto que conta com diversas ações realizadas em 10 dias diferentes, em alusão ao Dia Mundial de Combate à LGBTIfobia, celebrado em 17 de maio. O objetivo é promover as ações que visam a luta contra a LGBTIfobia, em prol da visibilidade e da requisição dos direitos dessa população.
Os participantes do evento conferiram palestras ministradas por representantes de órgãos públicos municipais e estaduais, exposição de funcionamento e a atuação dessas unidades e trocaram experiências.
“Para nós, gestores, é fundamental a troca de experiências para fortalecer os organismos gerenciadores e fomentar a criação deles. Nosso intuito é institucionalizar e interiorizar essa política pública”, pontuou o gerente de políticas LGBT do Recife, Wellington Pastor, que também integra a diretoria do Fórum Nacional de Gestores e Gestoras de Políticas Públicas para a População LGBT (Fonges) em Pernambuco.