Pernambuco – A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, divulgou nesta segunda-feira (10) uma carta à população com um balanço da gestão do prefeito Elias Gomes (PSDB) na área da Educação.
No comunicado, a prefeitura relata inicialmente o caótico quadro em que o setor se encontrava, quando o prefeito Elias Gomes assumiu o comando do município, e todos os avanços que foram realizados até agora.
Abaixo, íntegra da carta:
Durante muito tempo o descaso com a Educação em Jaboatão foi grande, assumimos a administração municipal com muitos débitos, atrasos nos pagamentos dos profissionais da educação, sem poder captar recursos junto ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Uma rede sucateada, professores desmotivados, interferências externas na gestão escolar e a aprendizagem de nossas crianças deixando a desejar.
Fizemos uma forte mudança na rede escolar e a educação no Jaboatão dos Guararapes tem evoluído nos últimos cinco anos sobre vários aspectos, sobretudo na aprendizagem. Basta observarmos o crescimento de 10% nos indicadores educacionais das avaliações externas, inclusive nos Anos Iniciais do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2011, conquistamos o 2º lugar da região metropolitana do Recife.
Neste contexto, antecipamos as metas projetas para o IDEB de 2021, para alcançarmos no ano de 2016. Outro aspecto relevante a ser considerado é a queda vertiginosa de 20% para 10% da evasão escolar e das taxas de reprovação. Para atingir esses dados positivos a atual gestão tem garantido os 200 dias letivos através de ações proativas como: implantação de 1/3 da jornada de trabalho do professores para dedicação à Formação Continuada (de acordo com a Lei do Piso, sem prejuízo ao tempo pedagógico do estudante).
Apesar de termos recebido uma rede sucateada e com um número elevado de escolas alugadas e insuficientes para a demanda do município. Priorizamos a construção e aquisição de 25 prédios, e reforma e ampliação de 22 escolas com prédios próprios, além de termos municipalizado 10 escolas estaduais, sem contar com a manutenção continua de todos os prédios escolares o que importou até agora mais de R$ 40 milhões. Adquirimos mobiliários, equipamentos, fardamentos, materiais didáticos pedagógico que contribuíram para elevar a qualidade do ensino. Em 2014, estaremos investindo mais de R$ 26 milhões em infraestrutura nas unidades de ensino.
Diante das várias ações citadas acima, consideramos que a reportagem exibida no Fantástico do último domingo, 09/03/2014, colocou nossas escolas no mesmo patamar de escolas onde não havia se quer bancas e quadros escolares, o que não condiz com a nossa realidade. Reconhecemos que ainda há problemas de infraestrutura na rede e que o acesso às unidades de ensino focadas pela reportagem não apresentam condições satisfatórias, como, aliás, infelizmente, ocorre tanto neste quanto em outros municípios brasileiros.
Mas problemas na infraestrutura urbana não devem ser confundidos com qualidade de ensino, podem sim, influenciar, mas não são fatores que por si só determinem o desempenho de professores e alunos. Ressaltamos que as escolas, objeto da reportagem, atualmente funcionam em prédios alugados e que terrenos nas localidades já foram desapropriados para a construção de novas unidades de ensino.
A Secretaria Executiva de Educação tem articulado ações, junto a outras Secretarias, no intuito de sanar os problemas de acesso as escolas. Além do trabalho participativo realizado através dos Conselhos Escolares, que traz a população para contribuir na gestão escolar, tanto nas questões financeiras como na pedagógica. Convidamos todos que desejarem conhecer o que foi feito na educação municipal a visitarem nossas escolas.
Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes