Do Recife (PE) – Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, tirou o primeiro lugar geral no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nas séries do 6º ao 9º ano, superando a capital pernambucana.
Governado pelo prefeito Elias Gomes (PSDB-PE), o município ainda divide com Recife o 1º lugar nas do 1º ao 5º ano.
Jaboatão também foi o município da Região Metropolitana do Recife que mais cresceu na avaliação do Ideb em relação ao resultado divulgado há dois anos, ampliando os índices em 12%.
“Essa é a maior e mais importante de todas as obras. As famílias, os educadores se engajaram colocando Jaboatão naquilo que defini quando assumi a prefeitura em 2009, no território da educação. Jaboatão está se transformando no território do conhecimento. Essa avaliação nos coloca na vanguarda entre os municípios pernambucanos e também se destacando no cenário nacional. Isso nos deixa muito satisfeitos e ainda mais motivados para levar esse esforço, e fazer uma educação de melhor qualidade para ver nossas crianças ingressando no caminho do futuro”, comemorou o prefeito Elias Gomes.
Para o secretário executivo de Educação de Jaboatão dos Guararapes, Francisco Amorim, o resultado é fruto de um esforço da gestão do PSDB.
“Crescemos de 3,9 para 4,3 nas séries iniciais e de 3 para 3,4 nas séries finais, ficando em primeiro lugar. Isso é resultado do esforço da gestão municipal em aplicar as políticas públicas educacionais, investir na formação continuada e na infraestutura. Em 2013, os investimento chegaram a R$199 milhões, o que representa 28,5% de toda a arrecadação, 3,5% a mais dos 25% obrigatórios”, salientou.
Balanço – De 2009 até 2014 já foram construídas e adquiridas 20 escolas, 6 delas entre 2013 e 2014.
Mais 6 escolas estão em construção e outras 15 serão iniciadas até dezembro deste ano. Além disso, só este ano, já foram reformadas e ampliadas 8 escolas e até o fim do ano mais 7 serão finalizadas. Já outras 50 passaram por manutenção e outras 20 receberão os serviços até o fim do ano.
O município também anunciou recentemente a ampliação do “Mais Educação”, programa que aumenta o tempo de permanência dos alunos nas escolas, com oferta de diversas oficinas, e ajuda a melhorar os índices educacionais e a reduzir o risco de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes.
Pelo programa, são oferecidas oficinas de Esportes, Judô, Percussão, Dança, Rádio Escola, Horta, Canto Coral, Violão, Capoeira, Banda Fanfarra, Robótica, Xadrez, Natação, Taekwondo e Informática, além dos reforços em Letramento e matemática.
A partir deste mês, 114 escolas da rede municipal passam a contar com o programa, o que representa 24 mil estudantes na escola por mais 3 horas, diariamente. Com as atividades do Mais Educação, 107 unidades passam a contar com o atendimento aos alunos em Tempo Semi-Integral, as outras 7, são integrais. Um reforço considerável numa área que vem tendo toda a atenção da gestão municipal.