
Recife (PE) – A meta da gestão do PSDB em Jaboatão dos Guararapes, localizada na Região Metropolitana do Recife, é incluir na escola todas as crianças de 4 a 5 anos até o final da gestão em 2016.
Para isso, o Elias Gomes (PSDB) lançou o programa “Busca Ativa – Todos na Escola” na manhã desta terça-feira (15), na Faculdade Guararapes, no bairro de Piedade.
O “Busca Ativa” também atenderá as crianças deficientes e as que residem em áreas de difícil acesso às escolas. Para esses grupos, o programa disponibilizará professores em domicílio.
– Queremos garantir 100% de assistência e zerar o percentual de meninos e meninas sem acompanhamento escolar, destacou o prefeito Elias Gomes.
Há hoje em Jaboatão dos Guararapes aproximadamente 2,5 mil crianças entre 4 e 5 anos que estão fora da escola. A prefeitura buscou reduzir esse universo convocando os pais no início deste ano letivo. Sem resposta positiva, criou o “Busca Ativa – Todos na Escola”.
Além deste programa de inclusão escolar, a prefeitura de Jaboatão vem investindo, desde 2009, na melhoria da infraestrutura da rede municipal de ensino. Atualmente, das 126 escolas municipais, 89 atendem à educação infantil; 16 mil alunos têm aulas regulares com mais 3 horas extras a exemplo do ‘Mais Educação’; e 7 escolas em tempo integral.
Metodologia – O secretário executivo de Educação de Jaboatão dos Guararapes, Francisco Amorim, falou sobre a metodologia do “Busca Ativa”.
– Formamos mais de 1,5 mil mobilizadores que irão às casas das pessoas para fazer o levantamento. Identificados os casos, indicaremos as escolas que essas crianças deverão ser matriculadas. Caso os pais não correspondam ao pedido, tentaremos sensibilizá-los e, se ainda assim, não surtir efeito, levaremos os casos aos Conselhos Tutelares.
Para o prefeito Elias Gomes, a mobilização de diversas entidades governamentais e não governamentais é a única forma de “garantir o direito à escola”.
– Precisamos do apoio de toda a sociedade. Pois é um dever do Estado oferecer escola, e o da família matricular suas crianças, afirmou o prefeito.
Participaram do lançamento do “Busca Ativa” representantes de diversos segmentos sociais e governamentais, do Ministério Público, de Igrejas, do Pacto Pela Educação, do Conselho Tutelar, do Instituto Jaboatão Criança, secretários, deputados estaduais e vereadores.