A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes – administrada pelo prefeito Elias Gomes (PSDB) – oferece aos jaboatanenses em “situação de vulnerabilidade” cursos gratuitos de qualificação profissional. Um deles é o Projeto Eco-Artesanato, que teve sua aula inaugural do módulo profissional nesta segunda-feira(25).
O evento aconteceu no Centro Municipal de Formação do Trabalhador, inaugurado pelo prefeito Elias Gomes em 2015, que funciona no Oratório Dom Bosco, em Jaboatão Centro. O curso é voltado para pessoas a partir de 18 anos.
A etapa iniciada ontem é a segunda parte do curso que começou no ano passado e teve duração de aproximadamente dois meses. Nesta fase, a prática de reaproveitamento de pneus e arte em papel será ministrada por professores do Instituto de Pesquisa Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O módulo profissional do curso terá duração de aproximadamente quatro meses. Para participar é preciso estar inscrito no cadastro único que dá direito ao Bolsa Família.
O projeto Eco-Artesanato incentiva também a preservação do meio ambiente já que a matéria prima usada na produção é retirada das ruas. Todo material utilizado pelos alunos será oriundo do Programa Municipal de Coleta Seletiva.
A Secretaria Executiva de Assistência Social, através da Gerência de Proteção Básica, coordena o projeto com o apoio das secretarias executivas da Mulher e de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo. O projeto é feito em parceria com o governo do Estado.