Recife (PE) – A prefeitura de Ipojuca (PSDB), município da região metropolitana da capital pernambucana, oferece treinamento aos agentes do programa Unidades de Saúde da Família (USF) e aos Agentes Comunitários de Saúde.
O propósito da gestão é o de tirar dúvidas dos profissionais, principalmente sobre os procedimentos a serem adotados para atender questões imediatas (urgentes). Ou seja, como dispor dos mecanismos existentes para resolver tais demandas.
O treinamento – à distância – foi realizado nesta terça-feira (1/4) no laboratório de informática da Escola Santo Cristo.
A capacitação, realizada pela Secretaria de Saúde da cidade de Ipojuca, destinou-se também a auxiliar os profissionais da área sobre procedimentos nos casos em que não é possível uma solução imediata.
Exemplos recorrentes desse tipo são os de casos clínicos específicos que passaram por uma Unidade de Saúde da Família mas ficaram pendentes devido às dúvidas sobre a conduta a ser adotada.
Nestes casos, os questionamentos serão encaminhados ao Programa RedeNUTES (Programa de Rede de Núcleos de Telessaúde em Pernambuco).
Outros treinamentos – A prefeitura de Ipojuca (PSDB-PE) também oferecerá seminários on line, semanais, sobre tópicos relacionados à atenção primária à saúde, como tratamentos odontológicos, exames preventivos, entre outros.
Atualmente, das 15 Unidades de Saúde da Família do município do Ipojuca, 10 já possuem conexão à Internet. Das cinco restantes, duas receberão a conexão até o fim deste mês. As 3 restantes se encontram em estudos de viabilidade técnica.
O treinamento vem sendo conduzido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Patrimônio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação.