Ouro Preto (MG) – Os deputados federais do PSDB, Bruno Araújo (PE), Duarte Nogueira (SP) e Paulo Abi-Ackel (MG) foram homenageados nesta segunda-feira (21) durante cerimônia em Ouro Preto (MG).
Os tucanos receberam a Medalha da Inconfidência, que é a mais alta comenda concedida pelo governo de Minas Gerais, atribuída a personalidades que contribuíram para o prestígio e a projeção mineira.
A medalha foi criada em 1952 e é entregue sempre no dia 21 de abril.
O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, foi o orador oficial da 63ª solenidade de entrega da Medalha.
O tucano fez um discurso forte com críticas ao governo federal e propostas para melhorar o país.
A comenda foi entregue a 240 personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas e do Brasil. Este ano, em que se comemoram os 30 anos do movimento das Diretas Já e os 25 anos da Constituição do estado de Minas Gerais.
Livro Histórico – Após a chegada do Fogo Simbólico à Praça Tiradentes, em Ouro Preto, conduzido pelos Cavaleiros da Inconfidência, foi lançado o livro histórico “Liberdade, essência de Minas”. Aécio Neves assinou a obra.
O livro reúne informações históricas sobre o estado de Minas Gerais, contando desde a Inconfidência Mineira e Tiradentes; A Revolução Liberal e Teófilo Otoni; o lançamento do Manifesto dos Mineiros em 1943, o movimento das Diretas Já, que este ano completa 30 anos, além de referência aos 25 anos da Constituição Mineira, de 1989.
Para cada tema, o livro apresenta artigos assinados por especialistas, escritores e pesquisadores da história de Minas, além da reprodução, em fac-símile, do Manifesto dos Mineiros, e fotos históricas dos momentos ocorridos no Estado e seus principais personagens.
*Com informações do governo de Minas Gerais