O Secretário Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo (PSDB), representa o Brasil na Sessão do Conselho dos Direitos Humanos que acontece acontece na Sede das Nações Unidas, em Genebra (Suíça), até o dia 24 de março.
Juvenal participou de uma das discussões do evento, que teve início no final de fevereiro, quando reafirmou a necessidade imediata da realização de negociações para a elaboração de uma Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Afrodescendentes. Juvenal Araújo também defende a convocação da IV Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas.
Outra solicitação de Juvenal Araújo foi a criação do Fórum Internacional de Afrodescendentes, com um mandato abrangente e inclusivo, em conformidade com o Programa de Atividades da Década Internacional dos Afrodescendentes. Juvenal é presidente do Tucanafro.
O cargo de Secretário Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial é vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos, sob comando da também tucana Luislinda Valois.