Brasília – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), prévia do IPCA, registrou alta de 0,75% na inflação do mês de dezembro. O resultado, divulgado nesta quinta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou ainda que, no total acumulado do ano, esse número chegou a 5,85%.
Segundo o jornal Estado de S. Paulo, os maiores vilões de dezembro foram as passagens aéreas, 20,15% mais caras, alimentação (0,59%) e combustível (2,28%).
Para o deputado federal Vaz de Lima (PSDB-SP), da Comissão de Finanças e Tributação, esse número é ainda maior. “Isso é uma maquiagem do governo. Quem vai ao supermercado diariamente vê como os produtos estão muito mais caros do que esse resultado nos mostra”, ressaltou ele.
O parlamentar disse ainda que o reajuste elevado é fruto de “governantes que só pensam em ganhar as eleições”. “Como diz o Lula [Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República], o governo vai fazer o diabo para se manter no poder. Eles não pensam no futuro do cidadão brasileiro”, reiterou o deputado.
Para calcular o IPCA-15, os dados foram analisados de 12 de novembro ao mesmo dia do mês seguinte.
Do PSDB nacional