Pernambuco e Brasília – A desembargadora Luislinda Valois, a primeira juíza negra do Brasil, filiou-se ao PSDB nesta quinta-feira (3), em Brasília.
A cerimônia contou com a presença do presidente nacional do partido, senador Aécio Neves (MG), que abonou a ficha de filiação da magistrada, e de lideranças tucanas.
“Sou preta, pobre, periférica, ousada e magistrada. Por isso sempre me voltei para a luta das minorias, das pessoas que precisam dePE mim. Sou ousada e briguenta. Não deixo meus direitos passarem em branco. Vou buscar sempre. Meus pais, um motorneiro e uma costureira, foram pessoas fantásticas que sempre lutaram pela educação. E é pela educação que vou lutar, porque com educação a gente chega longe”, afirmou Luislinda.
Segundo Aécio, o ingresso de Luislinda ao PSDB representa um grande ganho para a legenda, devido à trajetória de vida e à experiência na luta com os movimentos sociais.
Em novembro próximo, o mais novo segmento social do PSDB, o Tucanafro, ganhará status de secretariado nacional. Em agosto deste ano, o segmento realizou o Primeiro Encontro Nacional de Militância Negra em Belo Horizonte (MG). Do encontro, saíram algumas diretrizes que afirmam as ações do partido no sentido da inclusão social dos negros.
PERFIL
Luiislinda Valois é baiana, neta de escravo e se formou em Direito aos 39 anos. Em março deste ano, foi nomeada desembargadora substituta do Tribunal de Justiça da Bahia. Premiada por sua luta e conquistas no combate à discriminação racial, é autora do livro “O negro no século XX”.Luislinda ficou conhecida em 1993 por condenar uma rede de supermercados por crime de racismo.
*Íntegra no sítio do PSDB nacional