PSDB – PE

“Prisão de Zé Dirceu atinge núcleo político central dos governos do PT”, avalia Betinho Gomes

19369852548_2125456c4d_zA prisão do ex-ministro José Dirceu , na manhã desta segunda-feira (03/08), na 17ª fase da Operação Lava Jato “atinge o núcleo político central” dos governos do PT na avaliação do deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE). O parlamentar acredita que se o ex-ministro resolver falar o que sabe, decretará o “apocalipse” do Partidos dos Trabalhadores.

“A notícia (da prisão) chega num momento de muita fragilidade do governo e do PT e atinge o núcleo político central do Partido dos Trabalhadores. José Dirceu foi o grande articulador político do governo Lula, sempre foi uma pessoa muito influente no PT, mesmo estando fora das funções executivas e preso pelo mensalão. Se José Dirceu resolver falar, certamente comprometerá de forma bastante consistente a cúpula petista. Será o apocalipse do PT nesse momento em que o partido já vive mergulhado num profundo esquema de corrupção, o mais grave da história do país”, analisou em entrevista à Rádio Folha de Pernambuco nesta segunda (3).

Os novos desdobramentos da Lava Jato que completou 500 dias de investigação de desvios de recursos públicos na Petrobras agravam ainda mais o ambiente, na avaliação do tucano. Aliado a isso, a “interminável” crise econômica na qual o Brasil está mergulhado e a crise política que compromete as ações do governo Dilma para superar os problemas da economia tenderão a agravar o ambiente ao longo do semestre.

“A presidente dá provas constante de debilidade na condução do país, perdeu força e liderança e isso é um componente perigoso não apenas para o governo e para o PT mas para o país. É o futuro do povo brasileiro que está nas mãos de um governo que não tem liderança para superar os problemas. Um governo que vai enfrentar, em breve, o julgamento de suas contas pelo TCU, um julgamento de abuso do poder econômico no TSE, além de um possível processo de impeachment que possa chegar na Câmara dos Deputados. E a Lava Jato vem a cada dia revelando informações. Tudo isso traz um clima muito preocupante para a Nação e não vejo o governo com forças para enfrentar esse ambiente”, constata.

Diante desse quadro, Betinho Gomes não enxerga ambiente para um diálogo entre governo e oposição. Primeiro, porque escapam à presidente Dilma duas características fundamentais à conversação: humildade e liderança. Mas é na postura do PT, adotada por anos, de agressão com denúncias infundadas contra os adversários e tentativas de destruir lideranças e legados de outros governos, como os de Fernando Henrique (PSDB), que reside, na visão do deputado, o “fosso irreconciliável” entre governo e oposição.

“Tanto os governos de Lula e Dilma, além do PT, fizeram questão de cavar um fosso muito grande, fazendo muitas vezes acusações infundadas contra os adversários. Tentaram destruir as lideranças e os legados dos governos Fernando Henrique, o que gerou um fosso irreconciliável. Não se consegue estabelecer um diálogo confiável em função dessa postura do PT de agredir os que pensam o contrário. Seria muito bom que a presidente Dilma transmitisse confiança para essa consertação nacional, mas acredito que esse tempo já passou”.

Ver mais