PSDB – PE

“Problema de violência no Brasil é de natureza institucional”, avalia o sociólogo Cláudio Beato

img_1893-300x200Brasília (DF) – Durante palestra sobre segurança pública em Salvador (BA), o sociólogo e coordenador do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública da UFMG (CRISP), Cláudio Beato (foto), afirmou que o problema da violência no Brasil é de natureza institucional. Para ele, além de fatores estruturais como aspectos sociais e econômicos, influências, antecedentes e fatores organizacionais, as instituições brasileiras não funcionam como deveriam.

“O problema de violência no Brasil é de natureza institucional”, avaliou. “Nosso sistema sofre de uma má articulação muito séria. O resultado disso é que a taxa de elucidação de homicídios no Brasil chega a apenas 30%, e é de 5% em alguns estados. Isso nos melhores casos. Não estou falando das condenações. Porque hoje, as chances de você vir a ser punido por matar alguém, ir preso por cometer crimes, é muito baixa”, disse.

O sociólogo foi um dos palestrantes do encontro “Caminhos para a Região Nordeste”, promovido pelo PSDB e pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV) nesta sexta-feira (6/11), na capital baiana. O evento faz parte da comemoração dos 20 anos do ITV, e foi realizado com o objetivo de discutir a questão da segurança pública e o atual cenário político e econômico do país.

Beato classificou o sistema de justiça criminal brasileiro como “uma grande bagunça”, já que as polícias Militar e Civil, Ministério Público e sistema Judiciário não “conversam entre si”.

“A impunidade no Brasil é construída a várias mãos. É necessário discutir uma reforma do sistema de justiça criminal”, destacou. “O sistema de impunidade vem desde o atendimento nas ruas, das polícias Militar e Civil. O Ministério Público tem uma agenda própria, e não necessariamente está preocupado com a violência, e sim mais com a corrupção. E isso passa pelo Judiciário e chega ao sistema prisional, que é uma fábrica de crimes”, salientou.

  • Do portal do PSDB nacional. Íntegra clique AQUI
Ver mais