O candidato à Presidência pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, voltou a ressaltar o programa “Nordeste Forte”, lançado por ele no mês passado. O tucano entende que a proposta é o caminho para reduzir as enormes desigualdades da região e, consequentemente, diminuir as diferenças que existem entre o Nordeste e as demais regiões do País.
Aécio Neves é o único presidenciável que dedica em seu programa de governo um capítulo especial para o Nordeste, uma iniciativa voltada para investimentos nos principais segmentos sociais e que visa promover um choque de infraestrutura na região.
“Eu tenho dito que nós só vamos diminuir as enormes diferenças que existem entre as regiões do Brasil se tratarmos essas regiões de formas diferentes. Por isso, eu lancei o Programa Nordeste Forte que atende, claro essa região de Minas Gerais também, mas todo o Nordeste brasileiro com políticas específicas, com investimentos que vão levar, em primeiro lugar, à melhoria do Ideb nessas regiões, que é o índice de qualidade da educação que vai permitir que no prazo de dez anos, nós tenhamos o mesmo nível de educação, de escolaridade, de qualidade na região Nordeste com o restante do Brasil”, comprometeu-se o tucano nesta quinta-feira (11) ao cumprir agenda em Minas Gerais.
Aécio ressaltou que o “Nordeste Forte” também está voltado para a segurança pública, cuja meta é reduzir em 30% os homicídios da região, no perído de dez anos, com investimentos em equipamentos, aumento de contingente e inteligência.
“Sempre em parceria com os Estados, vamos transformar o semiárido, assim como já foi feito lá atrás no serrado, por exemplo, em outro momento da nossa história, numa região extremamente adaptada à produção, não apenas em determinada época do ano. Isso passa por investimentos. A Embrapa vai a ser a nossa grande parceira na busca de novas tecnologias, e os investimentos não ocorrerão apenas de forma emergencial às vésperas das eleições ou mesmo nos momentos mais agudos da seca. O que eu quero dizer é que nosso programa de Governo é o único que contempla o Nordeste brasileiro com programa de investimentos diferenciados”, disse Aécio.
O tucano lembrou que em sua gestão à frente do governo de Minas Gerais “foi gasto cerca de três vezes mais per capita no norte de Minas, que inclui o Vale do Mucuri, do Jequitinhonha e São Mateus do que nas demais regiões do Estado”. “Portanto, teremos um programa de investimentos diferenciados, de sistema tributário que permita atração de empresas para essas regiões gerando empregos, facilitando o desenvolvimento das regiões que naturalmente tem maiores dificuldades para atração desses investimentos”.