Moradores do bairro do Cruzeiro, em Gravatá no agreste pernambucano, já estão sendo cadastrados pela prefeitura para a partir desta quinta-feira (1º) começarem a receber o Cartão Reforma. O programa social foi criado na gestão do então ministro das Cidades Bruno Araújo (PSDB-PE) e visa repassar recursos a fundo perdido para reforma de residências de famílias de baixa renda.
Gravatá, que tem como prefeito o tucano Joaquim Neto, recebeu R$ 1,2 milhão para para beneficiar até 240 famílias nessa primeira etapa do programa.Os beneficiados devem se dirigir amanhã ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), localizado na Rua 1º de Janeiro, próximo a antiga SUCAN. O atendimento será realizado de segunda a sexta, das 7h30 às 13h e das 14h às 16h.
O benefício do Cartão Reforma é totalmente subsidiado, ou seja, não há financiamento nem prestação. Ao beneficiário, cabe custear apenas a mão de obra, equipamentos e ferramentas para a execução do serviço. Caruaru (PE) foi a primeira cidade do país a receber o benefício, em novembro de 2017, numa solenidade realizada no Palácio do Planalto.
Na ocasião, o então ministro Bruno Araújo – atualmente presidente do PSDB de Pernambuco – assinou portaria estendendo o Cartão aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Alagoas – que sofreram com fortes chuvas e tiveram de decretar situação de calamidade pública.