
Brasília – O deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB-MS) apresentou projeto de lei que obriga a indústria de bebida alcoólica a estampar no rótulo das embalagens fotografias de acidentes automobilísticos, com a advertência de que álcool e volante não combinam. A proposta se aplica também a propagandas televisivas.
De acordo com o tucano, o objetivo é contribuir para a diminuição dos acidentes de carro no país. “Eu entendo que estampar nos vasilhames das bebidas fotografias impactantes de acidentes que o álcool tem acarretado será de grande valia. Vemos enormes propagandas incentivando o consumo, mas não vemos o mal que ela causa para quem pega o volante e sai destruindo famílias”, argumentou.
Azambuja acredita que o uso das imagens, nos moldes das embalagens de cigarro, servirá como um alerta para quem bebe e pensa em dirigir. “Na realidade é um assassinato por pessoas inconsequentes que bebem e saem nas ruas causando esses acidentes, que a cada ano aumentam mais”, ponderou.
De acordo com o tucano, a medida não ofende nenhum direito à livre iniciativa da propaganda. A embalagem continuará da mesma forma, porém com a advertência das fotos de acidentes. Ele também acredita que não haverá aumento de custos de produção, uma vez que a impressão das fotos substituirá as já existentes nos vasilhames.
Azambuja enfatiza que as empresas do ramo têm responsabilidade social e devem contribuir para a mitigação dos efeitos que os produtos provocam. O novo rótulo deverá ser trocado no máximo a cada cinco meses.
Do Portal do PSDB na Câmara