O líder da Minoria, presidente do PSDB-PE, deputado Bruno Araújo, apresentou requerimento com pedido de urgência – que dispensa exigências e formalidades regimentais – na tramitação do projeto de sua autoria que permite aumentar dos atuais 70 anos para 75 anos a aposentadoria compulsória do servidor da União, estados e municípios.
Segundo Bruno Araújo, a medida além de contribuir para melhor aproveitar a mão de obra qualificada dos servidores públicos, também atende ao crescimento da expectativa de vida dos brasileiros. Esse aumento passou de 39 anos, na década de quarenta, data da criação da aposentadoria compulsória, para 74,9 anos, em 2013.
“Com a elevação da esperança de vida da população, o servidor que ficar mais 5 anos na ativa estará ajudando para o equilíbrio das contas da previdência ao estender por mais tempo o recolhimento da contribuição” sustentou o líder. Ele acrescentou que o trabalhador também será beneficiado, uma vez que poderá manter por mais tempo o valor dos seus ganhos.