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Promessa de campanha de Lula à reeleição em 2006, Transnordestina completa 10 anos sem conclusão

Trilhos da inacabada ferrovia Transnordestina,
Trilhos da inacabada ferrovia Transnordestina,

Lançada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pouco antes do começo da campanha eleitoral que o reelegeu, a obra da ferrovia Transnordestina completa 10 anos. Mesmo já tendo consumido R$ 6,3 bilhões de recursos públicos, apenas 53% da ferrovia foi concluída, como mostra reportagem do jornal Folha de S.Paulo deste sábado (6).

A ferrovia tinha o objetivo de ligar o sertão nordestino aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE), como forma de transformar a economia da região. Iniciada em 2006, a previsão era que a construção atingisse cerca de 1.753 quilômetros de extensão e fosse concluída três anos depois do início das obras.

Apesar de não terem sido entregues no prazo estabelecido por Lula durante a campanha eleitoral, as obras estavam ativas até meados de 2010 quando a presidente afastada, Dilma Rousseff, se elegeu ocupando o lugar do petista. Segundo o jornal, foi a partir daí que a construção da Transnordestina começou a ser abandonada.

O fechamento dos canteiros de obras trouxe como principal impacto o aumento do desemprego na região e a queda nas vendas do comercio local.

Com impacto econômico e social fortes, a Transnordestina iria reduzir em até 75% o custo do transporte das safras de soja milho e algodão. A ferrovia também iria ser útil para as empresas de mineração da região.

A concessionária Transnordestina Logística, empresa da Companha Siderúrgica Nacional (CSN) responsável pela obra, revelou que somente 600 quilômetros de trilhos foram assentados nesses 10 anos. Além disso, ainda não há nenhum trem em operação em toda a extensão da ferrovia.

O custo total da ferrovia também sofreu alterações nos últimos de anos. A Transnordestina foi estimada em R$ 4,5 bilhões, mas o valor atual já chega a R$ 8,2 bilhões.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria no jornal Folha de S. Paulo.

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