PSDB – PE

Pronatec terá queda de 66,6% no número de vagas oferecidas neste ano

pronatecBrasília (DF) – O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou nesta quarta-feira (10) que o governo federal abrirá cerca de um milhão de vagas no Pronatec este ano. O número representa uma queda de dois terços, ou 66,6%, em comparação com o montante ofertado em 2014 (três milhões). O programa de qualificação técnica e profissional foi uma das grandes vitrines da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff no ano passado.

Reportagem do jornal O Globo de hoje destacou que o anúncio foi feito durante audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O ministro citou a queda nas vagas e reconheceu que este é um ano “muito difícil”. A pasta sofreu um corte de R$ 9,4 bilhões em seu orçamento.

“Estamos administrando isso (os cortes no orçamento) com o cuidado, com o carinho de evitar maiores prejuízos. Na última semana, liberamos mais de R$ 270 milhões para as entidades afiliadas (ao Pronatec). Se houve atraso, não foi absolutamente por vontade, foi por falta de recursos”, afirmou.

Má-fé

Segundo o deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP), a notícia mostra “com clareza que o PT agiu de má-fé nas últimas eleições”. “ Diminuir quase 70% no número de vagas atesta a falta de seriedade e compromisso que o governo federal tem com as políticas públicas do país. É uma notícia péssima para o país e, principalmente, para os jovens”, lamentou.

O tucano ressaltou também que a queda no número de vagas abertas pelo programa é muito ruim para a credibilidade e para a imagem que os governantes passam. “Infelizmente, essa não será a última vitrine da “Pátria Educadora” que irá por água abaixo. A descontinuidade de Dilma com as promessas que fez só enfraquece e castiga os brasileiro”, concluiu.

Ver mais