PSDB – PE

Protestos reafirmam indignação popular com as falsas promessas de Dilma, avalia Bruno Araújo

16847009652_0d5cca29b1_kRecife (PE) – Em entrevista à rádio CBN, nesta sexta-feira (10/04), o presidente do PSDB-PE e líder da Minoria da Câmara dos Deputados, Bruno Araújo, falou de suas expectativas para os novos protestos contra o governo Dilma programados para o próximo domingo (12) em todo o país.

Bruno acredita que as manifestações serão acrescidas, em relação às últimas realizadas há um mês, diante da crescente insatisfação popular um governo que não sinaliza com medidas necessárias que atenuem “o desencontro das promessas de campanha, onde a presidente vendeu o país do paraíso e hoje estamos vivendo perto de um purgatório”.

O tucano falou, entre outros temas, dos 100 dias de governo Dilma. Entende que a petista “terceirizou” seu governo ao entregar os comandos da economia ao ministro Joaquim Levy (Fazenda) e da política ao vice-presidente Michel Temer. “Tudo isso mantém o grau de insatisfação da população: não só a corrupção mas a incompetência que gerou essa conta paga por todos os brasileiros”.

Abaixo, a íntegra da entrevista:

As manifestações de domingo (12/04) – “Os motivos são os mesmos mas acrescidos porque nesses 30 dias (desde as últimas manifestações) já houve aumentos bem expressivos para o tamanho da taxa da desemprego, da taxa de juros, a inflação continua se mostrando ascendente e, sequencialmente, mais escândalos de corrupção. A questão do tamanho das manifestações do próximo domingo é a menos importante porque temos diversas variáveis. Primeiro mais de 500 municípios brasileiros já sinalizam que terão protestos, o que representa 10% do números de municípios no país. Há também uma expansão dos protestos para as comunidades brasileiras no exterior. Já são dezenas de cidade pelo mundo afora. A expectativa é de uma grande participação sinalizando para o governo da necessidade de medidas que venham atenuar todo o desencontro das promessas de campanha, onde a presidente vendeu o país do paraíso e hoje estamos vivendo perto de um purgatório. E o mais grave: com índices da economia que só tendem a piorar ao longo de todo o ano”.

Protestos em Pernambuco – Participarei neste domingo dos protestos em Brasília porque tenho compromisso aqui. Mas em Pernambuco há sinalização de movimentos não apenas no Recife, são diversas cidades no Estado de Pernambuco que participarão do evento, se não me engano serão 13 cidades confirmadas. Eu tenho a impressão de um aumento de participação no Nordeste nos protestos deste domingo”.

Renúncia branca de Dilma – O governo Dilma já está sob intervenção. A presidente assume uma renúncia branca na condução política do seu governo e são esses movimentos que vão pressionar ainda mais o governo do PT a que tenha um rumo para que a população brasileira possa viver num país com mais qualidade e não a ilusão que vinha sendo vendida”.

banner-bruno100dias100 dias do governo Dilma – “Estamos vendo uma presidente que terceirizou seu governo. Entregou a economia ao Levy e a política ao vice-presidente. E quem acompanhou o depoimento do Vaccari (tesoureiro do PT, João Vaccari Neto na CPI da Petrobras nesta quinta, 9), viu uma cara de pau em negar e demonstrar absoluta instabilidade emocional para as perguntas feitas que mostravam a relação dele com os principais envolvidos no esquema de corrupção da Petrobras. Tudo isso mantém o grau de insatisfação da população: não só a corrupção mas a incompetência que gerou essa conta paga por todos os brasileiros”.

O PT e a lavagem de dinheiro – “O volume de recursos do PT no exterior não é nenhuma novidade. Quem não lembra do marqueteiro do Lula, Duda Mendonça, dizendo que foi pago pelo PT com contas no exterior? E agora elas voltam em volume muito maior. O que o PT inovou foi utilizar a justiça eleitoral pra lavar dinheiro, pra homologar recursos de propina, é isso que está muito claro e isso aumenta a indignação da população que será um fator canalizador para o protesto deste domingo”.

*PSBD-PE

Ver mais