O PSDB realizou no último sábado, 7, o Congresso Nacional 2019 em Brasília, em que reuniu lideranças, militantes e simpatizantes tucanas. Na ocasião, participaram 32 delegados pernambucanos como o presidente nacional do partido, Bruno Araújo, a presidente estadual, deputada Alessandra Vieira, e a prefeita de maior eleitorado do estado, Raquel Lyra. Na ocasião, o PSDB reafirmou que é um partido reformista, por convicção e prática, defensor da liberdade de iniciativa, do combate à burocracia e aos privilégios de corporações, da responsabilidade fiscal, mas também um partido que não abre mão da luta contra as desigualdades, da justiça social e do bem-estar comum.
“O PSDB vai encontrar no centro a possibilidade de ter interlocução com equilíbrio e serenidade, em busca de soluções para o país. O PSDB não participará de extremos. Vamos discutir com todo e qualquer espectro da política no sentido de construir, respeitando diversidades e exercendo protagonismo naquilo que sua base e crença apoiam”, afirmou o presidente nacional do partido, Bruno Araújo.
A prefeita Raquel Lyra teve a oportunidade de representar as mulheres tucanas e também deixou sua mensagem. “Para revitalizar a democracia interna é preciso permitir que mais mulheres possam participar das eleições”, ressaltou a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra. “A gente não quer só aparecer na televisão, a gente quer ter voz e poder opinar”, acrescentou. “A democracia é o único caminho possível para reconstruir o país.” A pernambucana ponderou que a representatividade feminina no Brasil é muito menor que em outros países, inclusive da América Central e que é necessário observar as diferenças que existem país afora. “É sempre bom conseguir enxergar cada recanto e cada lugar de uma forma diferente.”
Também participaram do Congresso Nacional do PSDB o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, o prefeito de Gravatá, Joaquim Neto, o prefeito de São Joaquim do monte, Joãozinho Tenório, vereadores tucanos, membros da Juventude Tucana de Pernambuco, membros da Diversidade Tucana e filiados do partido do estado.
O evento reuniu em Brasília, 700 delegados, governadores, prefeitos, jovens lideranças, parlamentares e militantes que ajudaram a definir as teses-guias que serão seguidas pelos tucanos em posicionamentos sobre os temas mais relevantes da agenda nacional. De um processo amplo de consultas, que chegou a mobilizar meio milhão de pessoas, resultou o manifesto “Acima de tudo, a Democracia”, que sintetiza este novo momento do PSDB.
Confirmando o DNA reformista do PSDB, Araújo também garantiu que o partido vai apoiar a agenda econômica empreendida pelo atual governo. “Sabemos que a modernização da economia é essencial para melhorar a vida das pessoas com geração de emprego e renda e com diminuição da desigualdade”, disse.
Confira nossa galeria de foto: