Recife (PE) – Sem disputa, o PSDB de Pernambuco decidiu por uma presidência estadual compartilhada na sucessão do atual presidente, deputado federal Bruno Araújo, que abdicou do direito de reeleição em nome da unidade e de uma participação maior dos quadros partidários à frente da legenda. O deputado estadual Antônio Moraes (será confirmado o novo presidente do PSDB de Pernambuco, por um ano, em convenção marcada para o próximo sábado (20) na sede do partido, a partir das 10 horas.
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, conduzirá o PSDB-PE na sequência. O entendimento se estendeu à escolha dos demais cargos da executiva estadual que serão anunciados no sábado. A construção da unidade interna contou com a participação de vários integrantes do PSDB como deputados federais e estaduais, prefeitos e também do presidente nacional da legenda, senador Aécio Neves. Além do comando compartilhado, o PSDB-PE decidiu por acabar com a reeleição para permitir um rodízio democrático em cargos importantes da sigla.
Abaixo, perfil do deputado Antônio Moraes:
Antônio Moraes de Andrade Neto nasceu em Macaparana em 18 de fevereiro de 1954. Começou sua atuação na política ainda jovem inspirado nos exemplos da avó Anita Moraes, primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita no Estado de Pernambuco, e do pai Ari Moraes que governou a cidade e foi importante líder político de Macaparana.
Entre os anos de 1979 e 1981, durante o governo de Marco Maciel, Antônio Moraes trabalhou como oficial de gabinete do governador. Em 1985, formou-se em direito pela Universidade Católica de Pernambuco e foi nomeado delegado de polícia civil, quando começou sua atuação como titular das delegacias no interior. Foi titular das delegacias distritais de Boa Viagem e do Espinheiro e da Delegacia Especial de Armas e Explosivos. Também foi diretor da Polícia da Capital e do Conselho Nacional de Petróleo do Nordeste.
Em 1995, no terceiro governo de Miguel Arraes, Moraes assumiu a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Pernambuco, onde desenvolveu um importante trabalho de combate à criminalidade, inaugurando e revitalizando delegacias e melhorando as condições de trabalho da Polícia Civil do Estado.
Antônio Moraes disputou uma eleição pela primeira vez em 1998 e se elegeu deputado estadual. Atualmente está em seu quinto mandato na Assembleia Legislativa como representante da Mata Norte. Já foi o 2ª vice-presidente da Mesa Diretora, presidiu a Comissão de Constituição Legislação e Justiça e a Comissão de Ética Parlamentar e ainda fez parte de diversas comissões, dentre elas as de Finanças, Defesa da Cidadania, Negócios Municipais, Agricultura e Negócios Internacionais. O deputado também foi líder do PSDB e no biênio 2011/2012 assumiu a liderança da Bancada de Oposição.
Antônio Moraes é casado com Suely Oliveira e tem três filhos.