Membros da Comissão Executiva do PSDB, e integrantes das bancadas do partido no Congresso Nacional, decidiram fechar questão a favor da aprovação da Reforma da Previdência, em reunião nesta quarta-feira (13/12). No encontro, também foi criada comissão para avaliar a possibilidade de realização de prévias para a escolha do candidato do PSDB à presidência da República. Essa foi a primeira reunião da Executiva após eleição do governador Geraldo Alckmin para presidir a legenda.
Alckmin afirmou que o fechamento de questão deixa “claríssimo” o posicionamento do partido favorável à aprovação da Reforma da Previdência e que, antes de decidir se haverá punição ou não aos que não votarem conforme decisão partidária, será feito trabalho de convencimento junto aos parlamentares tucanos. O presidente do PSDB reiterou a importância do projeto, cujos objetivos primeiros são justiça social e fiscal. “Há um déficit crescente no sistema e quem paga o preço do descontrole das finanças públicas é o povo, por meio do desemprego e da perda de renda”, disse.
Com relação à realização de prévias para a escolha do candidato tucano à presidência da República, membros da Executiva criaram uma comissão para estudar a viabilidade da implantação do sistema em todo o território nacional. O grupo de trabalho é formado pelo governador Marconi Perillo, senador Tasso Jereissati, deputados Yêda Crusius, Marcus Pestana, Bruno Araújo e Carlos Sampaio, presidente nacional do ITV, José Aníbal, além do secretário da Juventude tucana, Marcos Saraiva.
“Particularmente, defendo prévias com todos os filiados, mas precisamos verificar se há possibilidade de fazê-las. Nós já fizemos em São Paulo duas vezes na capital. Todos os filiados votaram. No Brasil, são mais de 5 mil municípios. Precisamos ver a forma de fazê-las e o custo”, afirmou Alckmin, que deverá concorrer no pleito interno do partido.
Também postulante à vaga de candidato à presidência pela sigla, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, defendeu as prévias e lembrou que o sistema é uma forma de ouvir democraticamente todos os filiados e que possíveis divergências dentro do partido são profícuas e trazem mais união.
Durante a reunião da Executiva Nacional do PSDB, foi estabelecida ainda nova Executiva do Maranhão. O diretório terá como presidente o senador Roberto Rocha.