Com 19 prefeitos eleitos – sendo quatro na Região Metropolitana – o PSDB-PE saiu das eleições municipais deste ano ocupando o segundo lugar em número de votos para prefeito no estado, só perdendo para o PSB. A informação é do presidente estadual do partido, Evandro Avelar. Ele destacou que além da “excelente performance nas urnas”, há alguns fatos a destacar:
– “Conseguimos, na capital, ter perto de 28% dos votos quando, há anos, não disputávamos a eleição de prefeito, apoiando sempre, em nome de alianças, candidatos de outros partidos. Além disso, com a reeleição de Elias Gomes em Jaboatão e a vitória de Carlos Santana em Ipojuca, o partido recebe da população a tarefa de administrar os municípios que têm o segundo e terceiro maiores PIBs de Pernambuco, só perdendo para a capital.”
Evandro revelou estes números após levantamento feito pelo PSDB pernambucano com base no resultado das urnas. Pelo ranking realizado, tendo como referência os votos para prefeito, o PSB está em primeiro lugar, o PSDB em segundo, o PT em terceiro; o PTB em quarto, o PR em quinto, o PMDB em sexto, o PSD em sétimo, o PDT em oitavo, o DEM em nono e o PCdoB em décimo lugar.
Ele destacou ainda a significativa vitória tucana em outros dois importantes municípios metropolitanos: Camaragibe, onde foi eleito Jorge Alexandre e Itapissuma que reelegeu o atual prefeito Cal Volia.
O fato do PSDB, mesmo na oposição a nível estadual e federal vir tendo um crescimento contínuo no estado foi atribuído por Evandro Avelar “à liderança, empenho e trabalho diuturno do deputado federal Sérgio Guerra, presidente nacional do nosso partido e que não tem medido esforços neste sentido. Muito antes de iniciada a atual campanha ele já previa que iríamos chegar a este destaque”.
– É preciso deixar claro ainda – afirmou – que na hora em que conseguimos reeleger dois prefeitos na RMR, Elias Gomes e Cal Volia, eleger mais dois e avançar tanto no Recife através de Daniel Coelho, isso demonstra que a população está aprovando nossa forma de governar e ampliando a confiança nos nomes do partido.
Evandro afirmou também que “a boa performance do PSDB não se limita ao executivo. Além da importância da bancada federal composta por Sérgio Guerra e Bruno Araújo, atual líder do PSDB na Câmara Federal, temos uma bancada de deputados estaduais preparada e respeitada ao ponto de quatro deles terem disputado a eleição municipal, dois terem se elegido e dois terem tido votações expressivas como foi do caso de Betinho Gomes, no Cabo e Daniel Coelho, no Recife. A eleição de dois deles abriu espaço para que Terezinha Nunes e Eduardo Porto voltem a integrar a bancada tucana na Assembléia a partir de primeiro de janeiro.