
DP/D.A Press
Recife – Um dia antes da convenção nacional que elegerá o senador Aécio Neves presidente nacional do PSDB, o partido fará um grande evento, em Brasília, para a entrega da medalha “Professora Ruth Cardoso” a personalidades e organizações não governamentais com atuações destacadas em ações sociais.
De Pernambuco, a homenageada será a secretaria estadual da Mulher, Cristina Buarque, militante das causas feministas desde a década de 70. Segundo a presidente do Núcleo PSDB-Mulher de Pernambuco, Judite Botafogo, a escolha de Cristina também se deu pelo seu trabalho à frente da pasta que comanda hoje no governo Eduardo Campos (PSB).
Os indicados à medalha “Professora Ruth Cardoso” representam diferentes Estados do País, são escolhidos pelas direções estaduais do PSDB, e a direção nacional do partido elege o homenageado.
O critério de escolha das entidades e personalidades é que elas tenham um trabalho exitoso em defesa dos direitos da mulher e de combate às desigualdades na inclusão social. O evento acontece dia 17 próximo, às 19 horas, no Centro de Eventos Brasil 21, mesmo local da convenção nacional dia 18.
A medalha “Ruth Cardoso” é entregue duas vezes ao ano. Sua primeira edição aconteceu em 2010. Ruth Cardoso (1930-2008) foi casada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, é doutora em antropologia pioneira no reconhecimento dos movimentos sociais ligados a questões de gênero.