PSDB – PE

PSDB inaugura ferramenta #PraCegoVer nas redes sociais do partido

pracegoverO PSDB vai adotar um recurso inédito em suas postagens no Facebook, Twitter e Instagram: a descrição ‪#‎PraCegoVer. A ferramenta permite que os deficientes visuais possam ouvir a descrição de tudo o que for postado nas redes sociais do partido. O objetivo é promover a inclusão e diminuir as barreiras enfrentadas pelos deficientes visuais nas principais plataformas de comunicação.

O anúncio da nova ferramenta foi feito nesta segunda-feira (5) pelos deputados federais Eduardo Barbosa (PSDB-MG) e Mara Gabrilli (PSDB-SP). Com o auxílio de programas de leitores de tela, o #PraCegoVer vai permitir que os deficientes visuais tenham acesso ao conteúdo de imagens e possam interpretá-las. Os leitores de tela são softwares que vão ler para o usuário qualquer postagem de texto que for publicada nas redes sociais do PSDB. Já as fotos serão descritas em legendas reproduzindo exatamente o seu conteúdo para que o usuário cego consiga identificar o que traz a imagem, a emoção e a mensagem que a foto quer transmitir.

“Quando descrevemos o cenário e todos os componentes de uma imagem, estamos criando uma ferramenta para que o usuário cego tenha acesso ao conteúdo de figuras. Ou seja, para que ele, mesmo que de maneira abstrata, enxergue”, explicou Mara Gabrilli.

O recurso da descrição da imagem em sites e outros canais da web, como o #PraCegoVer, parte da mesma premissa da audiodescrição, já muito utilizada em espetáculos, filmes e conteúdos de TV, entre outros.

Segundo dados do IBGE, existem aproximadamente 45 milhões de pessoas com deficiência no país. Desse total, 35 milhões têm deficiência visual. Na opinião da deputada Mara Gabrilli, os cegos representam “uma parcela expressiva da nossa nação” que não pode ser ignorada.

“O PSDB está fazendo a lição de casa. Está mostrando dentro do partido, nas suas próprias redes sociais, a importância da acessibilidade justamente no ano em que entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão, que trabalhamos muito para isso acontecer. Eu sinto o PSDB com essa postura inclusiva e com um olhar muito mais moderno”, disse a deputada tucana durante o anúncio da ferramenta.

Para Barbosa, as conquistas se dão de forma concreta e não podem ficar apenas no âmbito do discurso. “Precisamos ter resultados efetivos. A comunicação é uma das questões mais importantes para a pessoa com deficiência. A gente quer garantir a facilidade de comunicação para todas as pessoas com deficiência, sejam elas deficiências sensoriais, visuais ou auditivas”, explicou.

“O que nós estamos iniciando aqui é a possibilidade das redes sociais do PSDB terem a transcrição das imagens que muitas vezes o cego não tem a possibilidade de perceber. Hoje a gente sabe que na comunicação a imagem vale mais que palavras. Por isso ela tem que ser transcrita”, concluiu o deputado.

Ver mais