PSDB – PE

PSDB lidera ranking de prefeitos nas capitais e em cidades com mais de 200 mil eleitores

psdb-convencao

Brasília – O PSDB é o partido político com mais prefeitos no grupo das 93 cidades mais importantes do país, que engloba as capitais e todos os municípios com mais de 200 mil eleitores. A informação foi divulgada em reportagem do jornalista Fernando Rodrigues, do portal UOL. De acordo com a matéria, atualmente existem 18 prefeitos tucanos no chamado G93.

Entre as capitais, o PSDB tem como prefeitos Rui Palmeira (Maceió), Zenaldo Coutinho (Belém), Arthur Virgílio (Manaus) e Firmino Filho (Teresina). Já em cidades com 200 mil eleitores ou mais, o partido é representado por gestores como Paulo Alexandre Barbosa (Santos), Romero Rodrigues (Campina Grande), Elias Gomes (Jaboatão dos Guararapes) e Napoleão Bernardes (Blumenau), entre outros.

Na visão do deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que já teve a experiência de ser prefeito na cidade de Cambé (PR), a importância tucana nas administrações municipais se reflete na força do partido em todo o país. Apesar dos bons números, o parlamentar acredita que o PSDB deve almejar resultados ainda mais expressivos nas eleições de outubro.

“O PSDB é um partido bem estruturado nacionalmente e que tem assentada em muitos municípios brasileiros a sua base”, destacou o tucano. “Acredito que quanto mais você fortalecer a presença do PSDB em prefeituras e em Câmaras de vereadores, mais forte será o nosso partido. Esse indicador é bom, mas ainda queremos mais. O PSDB pretende nessas eleições ampliar a sua base municipalista em todo o Brasil. Não só nos grandes municípios, mas nos médios e pequenos. Aí sim teremos um partido muito mais forte”, avaliou.

Queda petista

O Partido dos Trabalhadores aparece na segunda posição do ranking elaborado pelo jornalista do UOL, com 14 prefeituras. O número é bem inferior aos 17 prefeitos que o partido elegeu no pleito de 2012. Na comparação com 2008, essa perda de representatividade petista fica ainda mais evidente. Naquele ano, a sigla tinha 25 prefeitos no G93, 11 a mais do possui hoje.

Para Hauly, essa queda é resultado das más gestões do PT, especialmente no governo federal com Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva. O parlamentar paranaense acredita que a redução de prefeitos petistas deve se acentuar ainda mais após as eleições deste ano

“Depois de todos os acontecimentos dos governos Lula e Dilma, a destruição da economia brasileira, a destruição de 11 milhões e 600 mil empregos, que levou mais da metade das empresas à inadimplência, a inflação e essa situação de corrupção, vai se reduzir a quase nada o PT no país inteiro. Duvido que tenha alguma prefeitura importante do pais que fique nas mãos do PT nessas eleições deste ano”, constatou Hauly.

Ver mais