PSDB – PE

PSDB no Senado: experiência, compromisso com o Nordeste e inovação administrativa

Os três senadores que chegam para reforçar a bancada do PSDB no Senado – José Serra (SP), Tasso Jereissati (CE) e Antonio Anastasia (MG) – carregam em suas trajetórias características que farão a diferença no Legislativo. Com Serra, a experiência na gestão de quem já comandou a saúde do povo brasileiro. O cearense Tasso retorna para reforçar os compromissos do PSDB com a região Nordeste. E o estreante Anastasia já é escolado no Executivo, principalmente na inovação na administração pública. Conheça um pouco dos três senadores:

jose-serraJosé Serra – Eleito com mais de 11 milhões de votos nas eleições de 2014, José Serra nasceu em São Paulo, no bairro da Mooca. É filho de imigrantes italianos, e começou desde cedo sua luta pelos interesses do Brasil. Em 1963, aos 21 anos, já era presidente da União Nacional dos Estudantes – UNE, ano em que o Golpe Militar forçou-o a buscar exílio no exterior.

Viveu no Chile e nos Estados Unidos, onde fez seu doutorado em economia pela Universidade de Cornell. No Brasil, Serra tinha estudado engenharia, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

De volta ao país depois de quatorze anos, foi professor da UNICAMP e pesquisador do Cebrap. Em 1983, foi nomeado Secretário de Economia e Planejamento do Governo Franco Montoro, em São Paulo. No ano seguinte, chefiou a Comissão do Programa de Governo do candidato presidencial Tancredo Neves.

Em 1986, elegeu-se Deputado Federal Constituinte, tendo sido o relator da Comissão do Sistema Tributário, Orçamento e Finanças. Em 1990 elegeu-se novamente Deputado Federal, tendo sido líder do PSDB na Câmara. Em 1995 foi eleito Senador por São Paulo. Foi Ministro do Planejamento entre 1995 e 1996 e Ministro da Saúde entre 1998 e 2002. Foi candidato a presidente da República em 2002.

Em 2004, José Serra elegeu-se Prefeito de São Paulo, e em 2006 foi eleito Governador do Estado no primeiro turno. Em 2010, candidatou-se novamente à Presidência, tendo obtido 44 milhões de votos no segundo turno das eleições.

tassoTasso Jereissati – Depois de quatro anos, Tasso Jereissati volta ao Senado Federal, eleito pelo estado do Ceará. Ele passou pela Casa entre 2002 e 2010, com iniciativas como a criação da Subcomissão de Segurança Pública, presidida por ele.

No período, ele conseguiu recursos para o Ceará e defendeu projetos como o que direciona os recursos obtidos com a exploração do Petróleo para um Fundo Específico que seria utilizado para a Educação. Defendeu ainda a ampliação do recurso do Bolsa Família para alunos com um bom desempenho na escola.

No Senado, Tasso também criou projeto que define como crime a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, com punições mais severas aos que desrespeitam a lei. Defendeu uma emenda que vai permitir a utilização de células-tronco para pesquisas.

Para assegurar os direitos dos trabalhadores, fez um projeto que aumenta o rendimento do Fundo de Garantia, o FGTS, que hoje rende menos que a caderneta de poupança. Também trabalhou pelo pequeno produtor rural, estendendo os benefícios do Seguro Safra aos meeiros sem terra.

anastaINTDIV-500x355Antonio Anastasia – Mineiro de Belo Horizonte, Antonio Anastasia é reconhecido em todo o Brasil como um dos profissionais que mais inovaram na área da administração pública, com a implantação do programa Choque de Gestão em Minas Gerais, a partir de 2003. Atuou como principal colaborador do ex-governador Aécio Neves, a quem sucedeu.

Concluiu seu mandato em abril de 2014 como o governador mais bem avaliado da região Sudeste e entre os cinco mais bem avaliados no Brasil, com índice de aprovação de 63%. O sucesso do Choque de Gestão levou organismos como a ONU, o Pnud e o Banco Mundial a propor a sua adoção em outros países.

* Com informações do portal da Liderança do PSDB no Senado

Ver mais