Recife (PE) – Deficientes físicos ou pessoas com dificuldades de locomoção agora podem tomar banho de mar graças ao projeto “Praia Sem Barreiras” lançado nesta sexta-feira (5) pelo prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB-PE).
O projeto disponibiliza esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais para a realização de banhos assistidos.
A praia de Candeias, uma das mais frequentadas na cidade que fica localizada na Região Metropolitana do Recife, foi a primeira a receber o “Praia Sem Barreiras” numa parceria da Prefeitura com o governo do Estado, Uninassau e o Instituto Oceanário.
A estrutura está montada em uma área de cerda de 150 m² e funcionará de sexta a domingo com maré baixa. Os visitantes desfrutam gratuitamente de uma esteira de acesso ao mar com 30 metros de comprimento, quatro cadeiras anfíbias e uma piscina para crianças, além do auxílio de profissionais qualificados.
A assistência aos banhos é feita por oito estudantes de fisioterapia, educação física, enfermagem e turismo da Uninassau.
No lançamento, quatro cadeirantes por vez puderam estrear o equipamento. O primeiro grupo mostrou-se animado ao entrar no mar. “A praia é o espaço mais democrático que existe e ainda havia exclusão. Agora nós estamos rompendo a última barreira. Não há outra palavra, é emocionante”, comentou o prefeito Elias Gomes.
O paratleta e morador de Jaboatão, Orlando Soares, 36 anos, há 9 usando cadeiras de rodas, pôde realizar o sonho de tomar banho de mar. “É como pular de para-quedas. Eu nunca pulei, mas a sensação deve ser a mesma. Friozinho na barriga, água batendo na cara, liberdade…”.