
Recife (PE) – A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, inicia nova campanha de incentivo ao desarmamento nesta quarta-feira (28/01). Postos de coleta itinerante serão montados em pontos estratégicos da cidade, a exemplo do bairro de Cavaleiro, o primeiro a receber a unidade nas próximas quarta, quinta e sexta-feiras. O posto será montado na praça Murilo Braga.
Entre os dias 4 e 6 de fevereiro, a coleta de armas será feita no posto montado no bairro de Prazeres, próximo ao Mercado das Mangueiras. O atendimento será sempre das 8h às 17 horas.
A prefeitura firmou parceria com a Polícia Militar do Estado para que os quarteis também sejam pontos de coleta, além das delegacias da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal sediadas em Jaboatão dos Guararapes.
Para entrega das armas, o cidadão deve retirar uma guia pelo site www.entreguesuaarma.gov.br ou no próprio posto itinerante. Com a documentação, ele se locomoverá de maneira legal e segura. A identificação de quem entrega as armas não é obrigatória.
Em até 48 horas, o cidadão que colaborar com a campanha será idenizado em valores fixados entre R$ 150 e R$ 450, conforme a arma entregue. As munições devem ser levadas separadamente mas não passíveis de indenização. As armas que forem recolhidas serão encaminhadas ao setor especializado do Exército.
Para o secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã do Jaboatão dos Guararapes, Elmo Freitas, a ação é uma “forma de reforçar a integração entre os órgãos de defesa Municipal e Estadual para reduzir os índices de violência”. “A iniciativa se completa com um conjunto de ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura por meio do Programa Jaboatão em Ordem”, complementa.