PSDB – PE

PSDB-PE reafirma renovação de comandos pelo critério do compromisso partidário

reuniao

Recife (PE) – Reunida nesta sexta-feira (24), a direção do PSDB-PE reafirmou a determinação de orientar o processo de renovação de seus diretórios no Estado pelo critério do compromisso partidário de seus filiados. O reforço à regra foi fortalecido pela resolução da direção nacional – que fixou novos critérios de composição dos diretórios municipais – em reunião com o presidente Aécio Neves.

Pela resolução nacional, fica determinado que só poderão ser renovadas as comissões provisórias dos municípios onde o partido atingiu o teto eleitoral de 6% nas eleições para deputado federal ou estadual. Onde essa cláusula de desempenho partidário não foi atingida, os colegiados serão automaticamente renovados.

Segundo o secretário-geral do PSDB-PE, deputado federal Betinho Gomes, já estão homologadas pela Justiça Eleitoral 53 comissões e cerca de 67 municípios pernambucanos estão autorizados a manterem suas direções ou renovarem seus comandos porque atingiram o teto de 6%. Nos demais, a renovação será feita sob à coordenação de quadros da direção estadual, escolhidos pelo critério da inserção eleitoral nessas cidades.

“Por que essa regra? Para privilegiar os filiados comprometidos com o PSDB. Quem apoiou o partido, deu voto ao partido. Quem não apoiou não ficará na legenda fazendo do PSDB uma sigla de aluguel. Isso não cabe numa legenda do nosso tamanho”, condenou Betinho Gomes.

Só a partir da orientação a ser dada aos municípios – respeitando a orientação nacional, mas em casos de exceção, levando à nova avaliação da executiva estadual – é que as convenções municipais serão realizadas para, posteriormente, o partido tratar do encontro no Estado, dia 7 de junho. O presidente do PSDB-PE, deputado federal Bruno Araújo, acredita que entre os dias 10 e 17 de maio – prazos limites para as convenções municiais – o PSDB-PE estará estabelecido em cerca de 140 localidades.

Para Betinho, a mudança que o PSDB representou na eleição presidencial do ano passado será um forte vetor de renovação da legenda, não apenas nos comandos municipais mas também em segmentos já constituídos no partido, como a Juventude e o da Mulher.

“A candidatura de Aécio falou de mudança e na condição de principal partido de oposição encarnamos esse sentimento que vem das ruas. Esse momento precisa ser bem aproveitado também aqui no Estado. Nossa expectativa é lançarmos candidato onde for possível, nas eleições de 2016, e estimular ao máximo as candidaturas a vereador. Sempre sob o critério de que esses quadros tenham compromisso com o partido. De nada adianta termos prefeito e vereadores se eles não apoiam o PSDB. Essa fidelidade é fundamental para esse novo momento que queremos demarcar em Pernambuco”, frisou Betinho.

 

Ver mais