O PSDB presidirá a Comissão de Educação, uma das mais importantes da Câmara dos Deputados. Para comandar o colegiado, o parlamentar indicado pela bancada será o deputado Pedro Cunha Lima (PB).
Advogado e mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra, Cunha Lima está em seu segundo mandato como deputado federal. Entre outras comissões permanentes, foi membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e da própria Comissão da Educação, além de vice-Líder da bancada do PSDB.
A presidência ficará a cargo de Pedro Cunha Lima, tucano eleito pela Paraíba. O parlamentar tem posições contrárias ao Escola sem Partido – projeto que limita a atuação do professor na sala de aula. O tucano já chamou o projeto de “cortina de fumaça” e disse estar aberto a negociar “tecnicamente” a educação domiciliar.
“Eu não acho que a solução da educação no Brasil seja ideológica. Não acho que nosso problema seja ideologia, mas sim uma falta de investimento no professor, de rede de financiamento para creche, para educação básica.”, disse Pedro Cunha Lima.
O paraibano afirmou que vai priorizar o combate à evasão escolar, medidas para aprimorar a carreira do professor e financiamento da educação infantil.
“Aquilo que importa, efetivamente, para o desafio imenso que o Brasil tem na educação.”
Em entrevista ao UOL, o parlamentar garantiu que a prioridade das pautas não será um monopólio.
“Existe uma disposição para escutarmos as coordenações de cada bancada e construir [a pauta] juntos. De minha parte, eu vou sempre buscar dar prioridade radical à primeira infância. Acho ridículo o Brasil não ter vencido essa pauta da alfabetização, que é algo que a gente tem 200 anos de atraso”, analisou
Com informações do portal UOL.