Brasília – O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), e os deputados Andreia Zito e Otavio Leite, ambos do Rio de Janeiro, irão protocolar requerimento de informação endereçado aos Ministérios da Integração Nacional e Cidades para obter o detalhamento do repasse de recursos para prevenção a desastres e questionar a baixa execução desses programas.
De acordo com dados extraídos do Siafi pela Assessoria de Orçamento da Liderança do PSDB, dos R$ 5,7 bilhões autorizados em 2012 para os programas de Prevenção e Preparação de Desastres, Respostas aos Desastres e Reconstrução e Gestão de Riscos e Respostas a Desastres, apenas 27% ou R$ 1,5 bilhão foram efetivamente pagos.
“Já se tornou uma triste rotina – as tragédias se repetem, pessoas morrem, famílias perdem tudo. E um ano depois descobre-se que os recursos anunciados não foram repassados. A incapacidade gerencial do governo mata. Isso é gravíssimo, inadmissível”, disse o líder Carlos Sampaio.
O tucano lembra que na mensagem ao Congresso em 2011, a presidente Dilma se comprometeu a investir em prevenção: “no Brasil, não podemos – e não iremos – esperar o próximo ano, as próximas chuvas para chorar as próximas vítimas”, afirmou a presidente.
Na mensagem do ano seguinte, disse que o governo iria “avançar na implementação de projetos estruturantes, que equacionem o risco em áreas que, no passado recente, têm sido as mais afetadas pelos desastres naturais”. Neste ano, a presidente afirmou que reforçou “muito a capacidade de resposta à ocorrência de desastres naturais”.
De acordo com o líder, a baixa capacidade de execução dos programas e as mortes ocorridas por conta das tragédias, como as 28 em Petrópolis nesta semana, comprovam que o discurso da presidente Dilma está bem distante da realidade.
Sampaio também afirmou ser um contrassenso o fato de o governo liberar apenas um terço dos recursos destinados à prevenção de desastres enquanto aluga 52 quartos em hotéis de luxo em Roma para convidados da presidente Dilma para a missa inaugural do papa Francisco. “Esses dois fatos são um flagrante desrespeito com os cidadãos brasileiros e uma inversão de prioridade”, disse.
Do Portal do PSDB na Câmara