Recife (PE) – Em reunião na manhã desta segunda-feira (9), a executiva do PSDB do Recife reafirmou a posição de “independência” na Câmara Municipal. Sob à presidência do vereador André Régis, dirigente da legenda na capital, o colegiado decidiu que não mantém alinhamento político com o governo, tampouco formará bloco de oposição com o Partido dos Trabalhadores.
Reforçando a posição tomada pela direção estadual – reunida na semana passada -, de que o PSDB não se representa politicamente no governo do prefeito Geraldo Júlio (PSB), o diretório municipal preserva, portanto, a determinação já anunciada em nota oficial de manter o projeto majoritário, nas eleições de 2016, nos municípios com mais de 200 mil habitantes.
André Régis, que lidera o PSDB na Câmara Municipal do Recife, já foi reconhecido pela direção estadual como o legítimo condutor das posições do partido no Legislativo frente às votações e aos debates políticos. Dessa forma, o partido determinou que caberá ao vereador “definir a diretriz de atuação do partido na Câmara, só podendo o detentor de mandato eletivo adotar posição contrária mediante prévia autorização do líder da bancada“.
Na reunião, o parlamentar renovou o compromisso com o ciclo de debates sobre o Recife que antecederá a discussão política no PSDB sobre eventual candidatura à Prefeitura do Recife. O tema inicial será “O futuro da Educação no Recife”.