RECIFE – Às vésperas de renovar seu comando nacional, elegendo o senador Aécio Neves (MG) presidente do partido, o PSDB já sinaliza com a postura que pretende adotar a partir de agora rumo à disputa pela Presidência da República em 2014: a de valorização do seu legado dos oito anos que governou o Brasil (1995-2003).
Encontra-se disponível no site nacional do partido (www.psdb.org.br) um apanhado geral dos programas sociais e de transferência de renda desenvolvidos nas gestões do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O resgate é contado pelo próprio FHC em artigo publicado no site do Instituto que leva seu nome (www.ifhc.org.br).
Fernando Henrique detalha a rede de proteção social que construiu em seus dois governos, cujos programas resultaram no Bolsa Família de seu sucessor Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). O arcabouço dessa rede social inclui o Programa de Distribuição Emergencial de Alimentos (PRODEA), o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), o Bolsa Escola, o Programa de Garantia de Renda Mínima, o Bolsa Alimentação, o Auxílio-Gás, o Bolsa Renda, o Cartão-Cidadão, entre outros. A unificação desses programas gerou o Bolsa Família do PT.
No próximo sábado (18), o PSDB realiza em Brasília sua convenção nacional que elegerá o senador Aécio Neves presidente da legenda, sucedendo o deputado federal Sérgio Guerra (PE), que ocupou o cargo por quase seis anos. O evento será realizado das 9h às 14h no Centro de Eventos Brasil 21.