PSDB – PE

PSDB tem 12 parlamentares entre os "cabeças" do Congresso Nacional

guerraBrasília – Levantamento divulgado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) traz 12 nomes do PSDB entre os 100 mais influentes do Congresso Nacional. Com isso, o partido aparece em 3º na lista com mais integrantes da elite do Legislativo. Além disso, outros sete tucanos estão no grupo que o Diap chama de “plena ascensão” e podem, no futuro, chegar ao topo da lista.

Ao todo, oito parlamentares que faziam parte desse grupo em ascensão em 2012 passaram nesta edição para o grupo dos mais influentes, como o líder tucano na Câmara, Carlos Sampaio (SP). Também estão no “top 100″ os seguintes deputados do PSDB: Antonio Carlos Mendes Thame (SP), Bruno Araújo (PE), Duarte Nogueira (SP), Otavio Leite (RJ), Paulo Abi-Ackel (MG) e Sérgio Guerra (PE/foto).

Também constam na lista os senadores Aécio Neves (MG), presidente nacional do partido, Alvaro Dias (PR), Aloysio Nunes Ferreira (SP), Cássio Cunha Lima (PB), e Lúcia Vânia (GO).

Os “cabeças” do Congresso são, na definição do Diap, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, o departamento destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá- las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

Já na lista dos parlamentares em ascensão aparecem, pelo PSDB: Andreia Zito (RJ), Cesar Colnago (ES), Marcio Bittar (AC), Nelson Marchezan Junior (BA), Nilson Leitão (MT), Marcus Pestana (MG) e Rodrigo de Castro (MG).

Do Portal do PSDB na Câmara

Ver mais