O convite à troca do vermelho pelo verde amarelo não passou de 24 horas. O PT recuou no pedido à população para ir às ruas no 7 de Setembro com as cores da bandeira em reação aos protestos contra a presidente Dilma, seu governo e o ex-presidente Lula. Informação está no jornal O Globo desta sexta (04).
Site do partido e dirigentes petistas, como o presidente nacional Rui Falcão, já tinham reproduzido o chamamento nas redes sociais que dizia o seguinte: “A direção nacional do partido está mobilizando a militância em todo o país de verde e amarelo em defesa da democracia, de Dilma, Lula e contra o golpe”.
Em menos de 24 horas a convocação era outra e os petistas pediam apenas bandeiras do Brasil e do partido nas ruas no Dia da Independência. Lembrando que o ex-presidente Fernando Collor fez o mesmo em 1992 e a resposta veio com as pessoas de preto nas roupas, bandeiras e fachadas das casas e prédios.
Movimentos que estiveram à frente dos protestos ocorridos em 15 de março, 12 de abril e 16 de agosto programam novas manifestãções para o 7 de Setembro. As cores verde e amarelo têm sido fortemente usadas nos atos contra o governo Dilma e o PT.