Hoje, a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) completa 21 anos.
Assinada pelo presidente Itamar Franco e pelo ministro Jutahy Junior, a Loas foi implementada pelo presidente Fernando Henrique, que teve a coragem de acabar com a LBA e implantar o Sistema Descentralizado e participativo da Assistência Social.
Foi no governo do PSDB que tiramos do papel o Benefício da Prestação Continuada (BPC) para idosos e pessoas com deficiência.
Foi no governo do PSDB que implantamos, via Loas, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
Foi no governo do PSDB que descentralizamos todos os recursos para estados e municípios, através do Sistema Descentralizado da Assistência Social, que hoje o PT chama de Suas.
Foi no governo do PSDB que criamos os Núcleos de Apoio às Famílias, que que o PT passou a chamar de Cras.
Foi no governo do PSDB que criamos o Programa Sentinela, para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, que hoje o PT chama de Creas.
Foi no governo do PSDB que criamos o Agente Jovem de Desenvolvimento Social, que hoje o PT chama de ProJovem.
Foi no governo do PSDB que criamos o Cadastro Único dos Programas Federais.
O PT muda os nomes dos programas e tenta, todos os dias, mudar a história, mas sabemos muito bem tudo que representou a Loas, nestes 21 anos.
Agora, estamos lutando para que o Bolsa Família seja um programa da Loas, para que nunca mais na historia do Brasil usem os programas sociais para causar medo na população.
Sao 21 anos de Loas e 21 anos de conquistas sociais que não pertencem nem a governos e nem a partidos, mas ao povo brasileiro.
Senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB