Recife (PE) – Em debate sobre o atual cenário de crises política e econômica do Brasil, na rádio CBN Recife nesta sexta-feira (11), o deputado federal Daniel Coelho (PSDB-PE) traçou um veredicto: “Hoje, quem assumir o Brasil vai levar pelo menos dois anos tentando consertar a lambança que o PT fez”.
“Não vejo nenhuma melhora momentânea com ninguém assumindo o Brasil porque a economia é um processo de médio e longo prazo. A grande questão é que para reverter o grande mal que o PT fez ao país será preciso dois, três anos. Não se resolve esse aparelhamento, as contas destruídas, a economia paralisada do dia para a noite. Afinal, são 13 anos!”, avaliou.
Para o tucano, embora não haja em curto prazo solução para os problemas da economia brasileira, uma mudança no comando do país já “estancaria o mal que eles (o PT) estão fazendo”. “E isso já é muito!”, completou.
Abaixo, trechos do que disse Daniel Coelho à CBN:
“Nós não aguentamos, como sociedade, três anos e meio do governo que aí está, totalmente destruído, sem norte, sem saber como tirar o país da crise, sem limites moral e ético”.
“O impeachment não é bom para o PSDB. O PSDB está muito bem, está limpo. Investigam tudo de todos e não acham absolutamente nada do PSDB, o momento é muito bom para o partido. Inevitavelmente, em 2018, o PSDB terá o grande favoritismo para chegar ao poder.”
“Não vejo nenhuma melhora momentânea com ninguém assumindo o Brasil porque a economia é um processo de médio e longo prazo. A grande questão é que para reverter o grande mal que o PT fez ao país será preciso dois, três anos. Não se resolve esse aparelhamento, as contas destruídas, a economia paralisada do dia para a noite. Afinal, são 13 anos! Por que Lula fez um bom mandato? Porque herdou um governo (de FHC) de oito anos que se preocupou com a estabilidade econômica, se preocupou em dar credibilidade ao país. Hoje, quem assumir o Brasil vai levar pelo menos dois anos tentando consertar a lambança que o PT fez.”
“A gente está sem presidente. Isso é um navio sem capitão. Essa semana a presidente tirou os poderes do comando do Exército e passou para o ministro, depois disse que não foi ela quem fez. Outro dia disse que pretende resgatar a CPMF, o ministro da Fazenda veio a público e a desautoriza. Quer dizer, o governo está brincando com a vida das pessoas.
“O desemprego da região Nordeste, que vinha diminuindo em relação ao resto do Brasil, hoje já passa de mais de 11%. Desemprego passando da casa dos 10% é porque a coisa está grave. Então realmente a gente precisa mudar. É uma mudança que não traz um efeito a curto prazo, mas só estancar o mal que eles estão fazendo já é muito.”
“O governo deveria cortar 10 mil cargos comissionados e reduzir de 39 para 20 ministérios. Mas essas medidas são para ontem. E embora não resolvam a situação do país, vai parar de piorar. Depois de dois anos se começa a ter efeitos positivos em relação a isso. Precisa fazer isso agora e não está acontecendo.”
“Eu discordo completamente desse PMDB que está aí. Não votei no Eduardo Cunha. Agora, ele é fruto desse governo do PT, desse sistema petista. Ele praticou corrupção? Não sei, a justiça vai julgar. Mas foi no governo de quem? Foi na Petrobras administrada por quem se não pelo PT? Então essas mazelas que tomam conta do país são fruto deste governo que está aí. Esse PMDB que o país rejeita é filho desse sistema petista. A gente tem de romper com isso.”